BARRA MANSA - A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vai abrir nas próximas semanas as inscrições para o processo seletivo do ‘Programa Criança Feliz’, que contará com 44 vagas para supervisores e visitadores, sendo quatro para o cargo de supervisor e 40 para o de visitador.
O ‘Criança Feliz’ está alinhado ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), que estabelece diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas para a primeira infância, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As pessoas que se candidatarem para a função de supervisor, com carga horária semanal de 20h, devem ter a escolaridade de superior completo, preferencialmente, nas áreas de Psicólogo; Assistente Social; Sociólogo; Antropólogo; Economista; Doméstico; Terapeuta; Ocupacional; Pedagogo e Musicoterapeuta. Já os (as) candidatos (as) para a função de visitador, com carga horária semanal de 40h, devem ter ensino nível médio completo.
De acordo com o secretário da pasta, Fanuel Fernando, a iniciativa vai gerar emprego e impulsionar a economia do município. "Gerar emprego e desenvolver a economia na cidade é fundamental para melhorar o padrão de vida das pessoas, gerar valor econômico, garantir a subsistência e o desenvolvimento local, além de contribuir para a sociedade, pois o trabalho gera inovação, infraestrutura, segurança e estabelece relações sociais. É mais uma oportunidade, fruto de muita dedicação, compromisso e responsabilidade do nosso prefeito Rodrigo Drable, que está sempre buscando proporcionar o melhor possível aos munícipes", explicou.
Segundo a diretora da Proteção Básica, Cátia Batista de Souza, o programa é uma ferramenta para que as famílias ofereçam aos seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. "O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. Para ter acesso ao programa e seus benefícios, é necessário estar regularizado no CadÚnico, tanto o primeiro cadastro, quanto a atualização das informações das famílias, que devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social mais próximo", enfatizou.
Programa Criança Feliz
Os atendimentos do Programa Criança Feliz (PCF) são voltados para crianças de 0 a 3 anos de idade e gestantes, além de crianças de 3 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho é realizado por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único (CadÚnico). As equipes realizam o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil, através de atividades e dinâmicas em acordo com os responsáveis.