RIO DE JANEIRO - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta quarta-feira (27), durante cerimônia no Palácio Guanabara, uma nova medida que pode impactar diretamente os motoristas abordados nas blitzes da Lei Seca. A proposta é utilizar maquininhas de cartão nas operações para permitir que os motoristas paguem débitos de multas e outros encargos na hora, evitando o reboque de seus veículos – uma opção mais cara e demorada para os cidadãos.
Segundo Castro, a ideia é facilitar o pagamento, proporcionando uma solução mais imediata e menos onerosa do que o processo tradicional, que envolve o pagamento do débito em bancos e a retirada do veículo em depósitos. "Hoje, a pessoa que vai cortar o seu gás já chega com a maquininha. Assim, você pode pagar e não tem problema. Com a luz ocorre a mesma coisa. Já o carro é rebocado, então a pessoa tem que sair de lá e pagar no banco, depois ir ao depósito pra pegar o carro dele", explicou o governador.
Além disso, Castro afirmou que pretende acabar com as chamadas "blitz caça-níquel", aquelas realizadas com objetivos que não envolvem diretamente a segurança ou a prevenção de acidentes. “Blitz não pode ser realizada para ferrar ninguém. Só haverá blitz para a Lei Seca, que é para salvar vidas, ou para a Segurança Pública”, completou o governador.
Com essas medidas, o governo estadual busca tornar as operações mais eficientes e justas para os motoristas, ao mesmo tempo em que mantém o foco na segurança pública e na redução de acidentes.