PIRAÍ - A CCR RioSP, responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, anunciou que nos dias 03, 04 e 05 de dezembro ocorrerão novas detonações de rochas no km 226 da pista de subida da Serra das Araras, no sentido São Paulo, das 14h às 16h. Durante esses períodos de interdição, a pista de descida permanecerá com o tráfego livre para motoristas que seguem no sentido Rio de Janeiro.
Apesar de essas detonações serem necessárias para a manutenção da segurança da rodovia, a medida ocorre em um cenário de crescente insatisfação dos motoristas devido aos constantes acidentes e congestionamentos no trecho do Sul Fluminense. O trecho tem sido alvo de críticas, já que os altos índices de acidentes, muitas vezes com vítimas fatais e tombamento de caminhões com saques a cargas, somados à falta de alternativas eficazes de fluidez no trânsito, tornam a viegem pela região cada vez mais perigosa e frustrante.
A falta de investimentos estruturais adequados, como a ampliação da pista, melhores condições de manutenção e ações mais efetivas para reduzir o risco de acidentes, continuam a ser apontadas como falhas graves na administração do trecho. Enquanto as detonações e interdições acontecem, as causas mais profundas do problema — como a falta de gestão eficiente do tráfego e infraestrutura deficiente — seguem sem resposta.
Para mais informações sobre as detonações e as condições de tráfego, a CCR RioSP disponibiliza os seguintes canais de atendimento: