WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um alerta neste sábado (30) aos países do Brics, ameaçando impor tarifas de 100% caso o bloco avance na criação de uma moeda alternativa ao dólar americano.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, afirmou Trump em sua plataforma Truth Social.
A declaração ocorre em meio às discussões do Brics — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e que agora conta com mais cinco países membros, incluindo Arábia Saudita e Irã — para reduzir a dependência do dólar em transações comerciais internas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu recentemente, em uma cúpula em Kazan, Rússia, que o bloco avance na criação de mecanismos de pagamentos em moedas locais. Como presidente do Brics a partir de 2025, o Brasil pretende acelerar esses planos e fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento, presidido por Dilma Rousseff.
O governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre as ameaças de Trump. O desenvolvimento de alternativas ao dólar é visto como estratégico para os países emergentes do bloco, mas enfrenta forte resistência dos Estados Unidos.