09/01/2025 às 17h54min - Atualizada em 09/01/2025 às 17h48min

INEA autua CSN por vazamento de óleo no Rio Paraíba

O fato foi registrado nas primeiras horas desta manhã (9)

Nathália Azevedo - tudoaconteceonline.com.br
Reprodução

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) anunciou, nesta quinta-feira (9), que vai autuar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) após um vazamento de óleo hidráulico ocorrido no Alto Forno 3 da siderúrgica, em Volta Redonda. O fato foi registrado nas primeiras horas desta manhã, no Rio Brandão, um afluente do Rio Paraíba do Sul.

De acordo com a nota oficial do INEA, uma equipe de técnicos foi rapidamente deslocada para o local assim que a ocorrência foi comunicada. No momento da vistoria, os agentes constataram que o vazamento já havia sido controlado e não havia presença de manchas de óleo nas águas do rio. Além disso, a inspeção não revelou vestígios da substância nos rios próximos, incluindo o Rio Paraíba do Sul e a captação de água que abastece o município de Pinheiral, na região sul fluminense.

Apesar da rápida contenção do vazamento, o INEA determinou o acompanhamento contínuo da área. O órgão afirmou que realizará monitoramento visual do Rio Brandão nos próximos dias para garantir que não haja focos de contaminação.

O casou gerou preocupação, principalmente porque a área afetada está próxima a um importante sistema de abastecimento de água. Segundo o comunicado do INEA, a CSN será notificada de uma autuação com base na Lei Estadual 3.467/2000. A legislação dispõe sobre as sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.