A espera acabou! Neste domingo (9), Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles entram em campo para disputar o Super Bowl LIX no Caesars Superdome, em Nova Orleans. A partida, que começa às 20h30 (horário de Brasília), promete fortes emoções, com os Chiefs tentando conquistar um inédito tricampeonato consecutivo e os Eagles em busca de vingança pela derrota sofrida no Super Bowl LVII, há dois anos.
O caminho até a final
O Kansas City Chiefs chega à decisão como representante da Conferência Americana (AFC) pelo terceiro ano seguido e pela quinta vez nos últimos seis anos. Durante a temporada regular, a equipe teve a melhor campanha da NFL (15-2), garantindo folga na primeira rodada dos playoffs. Depois, eliminou Houston Texans e Buffalo Bills para assegurar sua vaga na grande final.
Já o Philadelphia Eagles representa a Conferência Nacional (NFC) e teve a segunda melhor campanha de sua conferência na temporada regular (14-3). Nos playoffs, superou Green Bay Packers, Los Angeles Rams e Washington Commanders para chegar ao Super Bowl.
Histórico do confronto
Embora ambas as equipes sejam tradicionais, Chiefs e Eagles jogavam em ligas diferentes até a fusão da NFL com a AFL no final dos anos 1960. Desde então, se enfrentaram 11 vezes, com vantagem para os Chiefs, que venceram seis partidas contra cinco dos Eagles.
O único duelo entre os times em um Super Bowl aconteceu há dois anos, quando o Kansas City venceu de virada por 38 a 35. Na temporada regular de 2023-24, os Eagles venceram os Chiefs fora de casa por 21 a 17.
Principais jogadores
No Kansas City Chiefs, o quarterback Patrick Mahomes é o nome a ser observado. Ele já levou a equipe a três títulos da NFL e tem uma conexão afiada com o tight end Travis Kelce, que pode quebrar o recorde de recepções em Super Bowls. A defesa dos Chiefs também conta com o talento do defensive tackle Chris Jones e do cornerback Trent McDuffie.
Pelos Eagles, o destaque da temporada foi o running back Saquon Barkley, que pode bater recordes de jardas conquistadas em uma única campanha. Ele é auxiliado por uma linha ofensiva de elite e pelo quarterback Jalen Hurts, que se destaca tanto pelo passe quanto pelas corridas. Na defesa, nomes como Jalen Carter, Josh Sweat e Darius Slay Jr. formam uma unidade forte contra ataques adversários.
Treinadores e favoritismo
Andy Reid, técnico dos Chiefs, disputa seu sexto Super Bowl e já tem um lugar garantido entre os grandes treinadores da história da NFL. Do outro lado, Nick Sirianni, dos Eagles, tenta levar Philadelphia ao título depois da frustração em 2023.
Nas casas de apostas, os Chiefs aparecem como ligeiros favoritos, com vantagem de 1.5 ponto.
A bola está prestes a rolar para o maior evento esportivo dos Estados Unidos. Quem levará o troféu Vince Lombardi para casa?