17/10/2024 às 07h31min - Atualizada em 17/10/2024 às 07h31min

Superlua poderá ser vista nesta quinta-feira (17) com maior brilho e tamanho

Prepare seu telescópio ou câmera, ou simplesmente aproveite o espetáculo a olho nu!

Alessandro Nogueira Marcelo
Divulgação Redes Sociais


Nesta quinta-feira, 17 de outubro, o céu será palco de um fenômeno astronômico espetacular: a superlua. O fenômeno ocorre quando a Lua está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o que faz com que o astro pareça maior e mais brilhante do que o habitual. O satélite natural estará a cerca de 357.364 quilômetros de distância da Terra, significativamente mais próximo do que a distância média de 384.400 quilômetros.



A superlua atrai olhares curiosos, especialmente em noites de céu claro, quando sua maior proximidade é facilmente notada. Dependendo do fuso horário, o momento exato da lua cheia pode variar, mas em todos os lugares será possível ver 100% da face iluminada da Lua, já que o sol e a lua estarão alinhados em lados opostos da Terra.



Origem do Termo “Superlua”



Apesar da popularidade do termo, a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que “superlua” não tem base científica. O nome foi cunhado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle na revista Dell Horoscope, que já foi extinta. Nolle definiu que uma lua cheia seria “super” se ocorresse quando o satélite estivesse no perigeu ou a até 90% de sua proximidade máxima, embora a justificativa para esse critério não tenha sido claramente explicada.



Independentemente de sua origem, o fenômeno atrai a atenção de pessoas ao redor do mundo e é uma ótima oportunidade para admirar a beleza da Lua em seu momento de maior esplendor.



Prepare seu telescópio ou câmera, ou simplesmente aproveite o espetáculo a olho nu!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.