BARRA MANSA - A Prefeitura de Barra Mansa estuda a criação de um novo parque industrial no município. Atualmente, a cidade já dispõe de uma área de 210 mil metros quadrados, onde funcionava a Edimetal, mas, segundo o prefeito Luiz Furlani, o espaço não é suficiente para atender à crescente demanda de empresas interessadas em se instalar na região.
Com isso, o governo municipal busca viabilizar a desapropriação do terreno da antiga empresa química FMC, desativada desde janeiro de 2022, localizada às margens do km 280 da Via Dutra, no bairro Pombal. A área já conta com infraestrutura pronta, incluindo galpões que poderiam abrigar novos empreendimentos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar Carvalho, há 15 cartas de intenção de empresas que desejam se instalar no parque industrial já existente. “Por isso, sob orientação do prefeito Furlani, buscamos ampliar nossa área disponível para viabilizar a chegada de novos investimentos que vão gerar desenvolvimento, emprego e renda para a nossa cidade”, destacou o secretário.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello, ressaltou ainda que a Lei Estadual nº 8.960/21 (Lei do Aço), que reduz o ICMS de 18% para 3% para empresas do setor metalmecânico, tem sido um atrativo para novos negócios no município.
“A Companhia de Desenvolvimento está disponível para fornecer as informações necessárias a quem deseja se instalar em Barra Mansa. Nosso objetivo é garantir que esse movimento de crescimento econômico continue, e a criação de novos parques industriais é fundamental para isso”, afirmou Paciello.
O projeto ainda está em fase de estudos, mas a expectativa da prefeitura é que, com a ampliação da área industrial, Barra Mansa se consolide como um polo de desenvolvimento econômico na região.