VALENÇA - A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a operação “Estado Presente” para combater o tráfico de drogas em Valença, no Sul Fluminense. A ação, realizada em conjunto com a Polícia Militar (PMERJ), mobiliza cerca de 90 agentes no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão.
A operação é resultado de investigações conduzidas pela 91ª DP (Valença), no âmbito do inquérito policial nº 091-00167/2025, que apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armas de fogo. As investigações identificaram diversos integrantes de organizações criminosas que disputam o controle territorial para a venda de entorpecentes.
Com base nas provas reunidas, a 2ª Vara Criminal de Valença expediu os mandados judiciais, que estão sendo cumpridos com apoio de delegacias do 5º Departamento de Polícia de Área (DPA) e de equipes do 10º BPM.
As organizações criminosas investigadas utilizam armamento pesado e métodos de intimidação para consolidar sua presença na região, colocando a população em risco. Segundo a Polícia Civil, a operação visa desarticular essas facções, reduzir a criminalidade e restabelecer a segurança no município.
A ação segue em andamento, e a polícia deve divulgar um balanço oficial com prisões e apreensões ao longo do dia.