VOLTA REDONDA - A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Ambitus para apurar crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral durante as eleições municipais de 2024 em Volta Redonda. De acordo com a PF, há indícios de compra de votos e promessa de cargos comissionados em troca de apoio político.
Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em residências de investigados na cidade. Segundo as investigações, um dos candidatos teria articulado um esquema com lideranças comunitárias para garantir votos em determinadas regiões do município. O esquema funcionaria da seguinte forma: os aliciadores intermediavam a compra de votos e, caso o candidato fosse eleito, os envolvidos seriam recompensados com cargos na administração pública.
As autoridades também identificaram indícios de que o esquema era monitorado por meio da comparação entre a quantidade de votos recebidos pelo candidato nas seções eleitorais e a lista de eleitores que haviam aderido ao acordo ilegal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral, com penas que podem chegar a sete anos de reclusão.
A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar o caso e identificar todos os envolvidos.