CHILE - O Botafogo começou sua defesa do título da Libertadores com o pé esquerdo. Na noite desta quarta-feira (2), no Estádio Nacional, em Santiago, o time carioca foi derrotado por 1 a 0 pela Universidad do Chile. O gol da partida foi marcado pelo argentino Di Yorio, ex-Athletico-PR.
Com o resultado, o Botafogo inicia a fase de grupos na terceira colocação do Grupo A. O Estudiantes lidera após vencer o Carabobo por 2 a 0. O próximo compromisso do Alvinegro será no sábado (5), contra o Juventude, pelo Brasileirão. Pela Libertadores, o time volta a campo no dia 8, em casa, contra o Carabobo.
O Botafogo dominou a posse de bola no primeiro tempo e tentou se impor, mas esbarrou na defesa bem postada da La U. O jogo seguiu morno, com poucas chances para ambos os lados. No segundo tempo, a Universidad de Chile abriu o placar aos 14 minutos. Após uma jogada de contra-ataque, Di Yorio recebeu na área e bateu na saída do goleiro John. O Botafogo tentou reagir, mas encontrou dificuldades diante da retranca chilena. Nos acréscimos, Igor Jesus foi expulso após levar o segundo cartão amarelo.
O uruguaio Santi Rodríguez foi um dos destaques do Botafogo na etapa inicial, criando boas jogadas e quase marcando aos 38 minutos. O goleiro John também teve atuação importante ao evitar um gol certo de Di Yorio no início do segundo tempo, fazendo uma grande defesa em cabeçada à queima-roupa.
Apesar da derrota, o Botafogo tem a chance de se recuperar já na próxima rodada, quando enfrentará o Carabobo diante de sua torcida.