CARGA SUPERDIMENSIONADA PASSARÁ PELA REGIÃO SUL FLUMINENSE

16/05/2025 12h28 - Atualizado há 11 horas

Um Conjunto Veicular de Carga (CVC) transportando um grande transformador trafegará no trecho da Dutra q corta o Sul do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma carga superdimensionada q necessita de equipamentos especiais p/ realizar o transporte, deslocando-se em velocidade muito reduzida e ocupando toda a pista, impedindo q os outros veículos ultrapassem tendo q seguir na fila formada p/ trás da carga; necessitando, não apenas de veículos de escolta privada, como de escolta dedicada da PRF p/ manter a ordem e a segurança no deslocamento. São especificados pontos de apoio, onde a carga deverá estacionar p/ mitigar o congestionamento q é formado, deixando o fluxo de veículos fluir até normalizar, só retornando o deslocamento após a normalização, ou, a depender do caso, apenas no dia seguinte, ou em outra data dependendo das condições climáticas e da via. O conjunto veicular q passará pelo trecho tem as seguintes dimensões totais (veículos transportadores + carga):

Comprimento total - 106,00 m

Largura total - 6,60 m

Peso total - 614,6 t


Por contas das dimensões excedentes, com peso de mais de 600 toneladas, o conjunto se desloca a uma velocidade máxima de 40 km/h, isso nas retas e declives, pois nos aclives a velocidade pode reduzir p/ 10 km/h ou menos.
A carga superdimensionada encontra-se estacionada no km 9 da Dutra, em Queluz/SP, sentido RJ, próximo à divisa SP x RJ. A programação é q inicie o deslocamento após o almoço, por volta dás 13h de hoje(16/05), indo até o km 317 da Dutra, próximo à entrada de Penedo em Itatiaia. Possivelmente ficará estacionada neste local até o dia seguinte, qdo, se as condições permitirem, irá deslocar até o km 299 da Dutra, próximo à entrada de Bulhões.

A carga saiu de São Paulo e tem como destino o Porto de Itaguaí.


Notícias Relacionadas »