BARRA MANSA - Na tarde desta sexta-feira (23), por volta das 13h, uma operação conjunta entre agentes do Gat II da Polícia Militar e da 90ª DP resultou na prisão de dois irmãos e de um terceiro suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa. A ação teve início após a equipe receber informações sobre o paradeiro de um elemento, conhecido como "Pataçu", contra quem havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.
Os policiais seguiram para a residência localizada na Rua Leonísio Sócrates Batista, onde, ao se aproximarem, sentiram forte odor de maconha vindo do interior do imóvel. O portão estava destrancado, o que permitiu a entrada da equipe, que cercou a casa. No momento da abordagem, três suspeitos foram encontrados sentados em uma cama de solteiro dentro de um dos quartos: Hugo "Pataçu", de 20 anos, Iarley, o vulgo "Paulista", de 18 anos, e o adolescente, de 17 anos — estes dois últimos irmãos.
Durante a abordagem, Pataçu foi flagrado com um carregador alongado na cintura e uma arma que aparentava ser uma réplica de fuzil, adaptada para efetuar disparos reais com munições calibre. 380. No carregador havia 13 munições intactas. Ele ainda indicou à guarnição a existência de drogas escondidas no local, levando os agentes a uma gaveta onde estavam 100 pedras de crack prontas para venda e R$ 126 em dinheiro.
Também foram apreendidos uma carabina calibre .380 sem numeração, dois carregadores alongados do mesmo calibre, 13 munições calibre .380, três munições calibre .38, uma faca, 50 sacolés vazios, um cigarro de maconha que estava com Iarley no momento da abordagem, dois celulares, um coldre, um porta carregador e uma bandoleira. Um dos celulares pertencia a Hugo e o outro a Iarley.
A arma curta que estaria relacionada ao coldre apreendido teria sido, segundo Pataçu, a pistola apreendida em uma operação anterior envolvendo outro criminoso conhecido como “Paulinho”.
O trio foi carretado para delegacia. Após análise da autoridade policial, Hugo foi autuado por tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo, Iarley foi autuado por tráfico e associação, enquanto seu irmão, menor de idade, foi apreendido por fato análogo aos mesmos crimes.
A guarnição Gat ll, que deu suporte a equipe da 90ª DP, é composta pelo sargento Pablo Antunes, cabo Túlio, e soldado J. Santos.