No último domingo (25), o jovem piloto Eduardo Martini Mota, de 9 anos, competiu pela 4ª etapa da V11 Cup – considerado o segundo maior campeonato de pontos corridos de kart infantil do Brasil – no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo (SP). Residente em Barra Mansa (RJ), Dudu Mota, como é conhecido no meio, compete na categoria Cadete e enfrentou uma etapa especialmente desafiadora no fim de semana. Apesar das adversidades, a experiência foi valiosa e trouxe importantes lições para sua trajetória no automobilismo.
Devido compromissos escolares por provas inadiáveis, Dudu teve uma preparação muito limitada para esta etapa, apenas duas sessões de treino antes da corrida oficial. Para dificultar ainda mais a preparação, a chuva que caiu em São Paulo na sexta-feira comprometeu toda a sessão de treinos do dia. Como a previsão para o domingo era de tempo seco, o trabalho realizado na pista molhada na sexta pouco contribuiu, já que tanto o acerto do kart quanto o estilo de pilotagem exigem abordagens completamente distintas em relação às condições de pista seca. Com isso, o jovem piloto teve apenas uma hora de treino em pista seca no sábado para ajustar o equipamento e encontrar ritmo. Na corrida, enfrentou adversários que já vinham se preparando para o traçado invertido desde o dia 13 de maio, mais tempo de adaptação e conhecimento da pista.
“Essa etapa foi difícil, mas trouxe muito aprendizado para mim. Sei que poderia ter ido melhor, mas faltou mais treino no traçado invertido e eu também podia tomar algumas decisões melhores na pista. Na primeira bateria larguei bem, mas errei o traçado em algumas voltas e perdi contato com o pelotão da frente. Na segunda, até comecei bem, mas escolhi um caminho que depois me fez perder as posições que tinha acabado de conquistar e mais um pouco, daí tive que ‘remar lá de atrás’ tudo de novo. Cheguei em P9 na Cadete nas duas baterias; esse não era o resultado que eu esperava. Agora é seguir firme, aprender com os meus erros, treinar forte e voltar mais forte na próxima!” destacou Eduardo depois da sua terceira participação numa prova em Interlagos.
A próxima corrida do jovem piloto está marcada para o dia 14 de junho, pela 3ª etapa do campeonato do 34 Kartódromo de Guaratinguetá, cidade do Vale do Paraíba Paulista. Dudu Mota, vem demonstrando determinação e paixão pelo esporte, evoluindo a cada prova e representando todo o Sul Fluminense por onde passa. Em 2025, o objetivo é estrear no Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado de 17 a 22 de novembro, em Penha (SC). Para isso, sua família está em busca de apoiadores e patrocinadores que queiram contribuir com esse importante passo na carreira do piloto.