IV Encontro de História e Patrimônio Cultural de Barra do Piraí marca apoio da prefeitura à cultura do município

Promovido com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o evento, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, buscou valorizar e perpetuar a história e os patrimônios culturais do município

Sérgio Faria
30/06/2025 18h46 - Atualizado há 3 dias
IV Encontro de História e Patrimônio Cultural de Barra do Piraí marca apoio da prefeitura à cultura do
PMBP

BARRA DO PIRAI - Com o apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, nos dias 26, 27 e 28 de junho, foi realizado o IV Encontro de História e Patrimônio Cultural da cidade. O evento aconteceu no Auditório Paulo Quiquita de Oliveira, no Bispado São José.

Promovido pelo Instituto Amigos do Patrimônio Cultural (IAPAC) e Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas (IBPA), o IV Encontro de História e Patrimônio Cultural tem como principal objetivo valorizar, perpetuar e mostrar ao público as riquezas da história de Barra do Piraí, mesmo antes de sua emancipação. 

O primeiro dia de eventos se iniciou com uma Abertura Institucional, na qual estiveram presentes a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida; o secretário de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa; e o diretor de Cultura, Christian Vasconcellos. 

A programação contou com diversas palestras, que evidenciaram a importância da preservação da memória, da identidade cultural e do patrimônio histórico de Barra do Piraí. Com abordagens que foram desde a permanência da arquitetura ferroviária até o patrimônio intangível, o encontro reuniu especialistas de diversas áreas, como arquitetura, história, arqueologia e geografia, destacando a riqueza cultural do município. O evento também lançou luz sobre aspectos como a presença indígena na região, bem como histórias de luta, resistência e liberdade,  a simbólica Ponte dos Sete Vinténs e a diversidade arquitetônica das antigas fazendas locais. 

A prefeita Katia Miki destacou que, como barrense, ela tem orgulho de valorizar as histórias de sua cidade, e que o IV Encontro de História e Patrimônio Cultural serve a este mesmo ideal. 

“Barra do Piraí é uma cidade com uma grande história! Isso representa muito para nós, para nosso estado e para nosso país. Temos muito para nos orgulhar. Esse encontro é um espaço para valorizarmos a história de nosso município e perpetuar suas memórias para as próximas gerações. Mais uma vez eu afirmo: tenho orgulho de ser barrense.”, declarou a prefeita Katia Miki. 

Na solenidade de abertura, a prefeita assinou o decreto da criação do Museu da Imagem e do Som, que tem por finalidade preservar, pesquisar, promover e difundir o patrimônio audiovisual, sonoro, fotográfico e iconográfico. 

Gabriel Barbosa ressaltou a importância do patrimônio cultural para a construção de uma identidade coletiva, apontando para sua representatividade e significado. 

“Patrimônio é, acima de tudo, uma forma de nos relacionarmos com o passado, o presente e, sobretudo, com o futuro. É por meio do patrimônio que os sentidos de comunidade e pertencimento se constroem e se atualizam. Ele é espelho das marcas que nos constituem tanto das violências e apagamentos que nos feriram, quanto das resistências, dos afetos e das esperanças que nos fizeram persistir. O patrimônio cultural é a memória tornada visível, audível, palpável. É ele quem nos permite acessar, discutir e transformar as narrativas sobre quem fomos, quem somos e quem desejamos ser. Este encontro é parte da preservação desse processo. Ao reunirmos pesquisadores, profissionais, estudantes, gestores e agentes culturais, estamos afirmando que o patrimônio não é estático, ele é debate, conflito, decisão política. E, acima de tudo, é o compromisso com o futuro que queremos construir. E esse é o papel desta secretaria”, finalizou o secretário de Cultura e Economia Criativa de Barra do Piraí.


Notícias Relacionadas »