Lyncoln Da Mata assume a presidência do Rotary Volta Redonda-Leste A cerimônia de posse contou com autoridades do RJ e SP

Gabriel Leite
30/06/2025 21h31 - Atualizado há 3 dias
Lyncoln Da Mata assume a presidência do Rotary Volta Redonda-Leste A cerimônia de posse contou com
Fotos: Pedro Moraes Comunicação RCVR-LESTE

 VOLTA REDONDA - O Rotary Club de Volta Redonda-Leste empossou, no último sábado, dia 28 de junho, a nova diretoria para a gestão 2025-26. O novo presidente do clube é o jornalista e cerimonialista, Lyncoln Da Mata, que ocupa o cargo pela segunda vez em Rotary. Em 2015-16, Lyncoln presidiu o Rotary Club de Barra Mansa Sul, além de ter sido Governador Assistente do Rotary em 2017-18. 

A cerimônia conduzida pelo atual vice-governador do Distrito 4571 do Rotary International, Pedro Luiz Dalbone da Cunha, contou com autoridades civis e rotárias dos estados do RJ e SP. Além de inúmeros governadores do Rotary, entre eles, a 1ª mulher governadora de Rotary do Brasil, Adélia Villas, participaram do evento o coronel Luiz Henrique, secretário municipal de Ordem Pública representando o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, o vereador Simar Curty, diversos empresários e jornalistas da região.

Em sua mensagem, Lyncoln destacou a importância do Rotary Volta Redonda-Leste nesses 60 anos de fundação. “É motivo de orgulho presidir esse Clube que completa neste ano rotário, 60 anos de serviços prestados à comunidade Volta-redondense. Lançamos, hoje,o nosso Plano de Ação 2025-26 que contempla a ampliação dos nossos projetos permanentes voltados à saúde, educação, meio ambiente e juventude, além das ações destinadas à vacinação contra a paralisia infantil nos países ainda endêmicos.’’ destacou, Lyncoln.

Durante a solenidade, o Rotary Club de Volta Redonda-Leste lançou uma comenda em homenagem ao ex-prefeito de Volta Redonda e associado fundador do Clube, Marino Clinger Toledo Netto. A comenda será comercializada entre os rotarianos, e, toda a renda, revertida ao fundo 'Pólio Plus' da Fundação Rotária, responsável pela erradicação da paralisia infantil no mundo. 

A expectativa é que até o final de junho de 2026, o Clube tenha doado 15 mil dólares à fundação, o que representa 25 mil doses da vacina oral contra a poliomielite. 

Quem recebeu a comenda de nº 1, que leva o nome ‘in memoriam de Clinger’, foi a sua esposa, a viúva, Adiléa Barcellos Netto, que se emocionou ao receber o título concedido pelo Clube. “Nossa família está muito agradecida por essa homenagem do Rotary, o Clinger foi um rotariano muito ativo e sempre se dedicou às causas humanitárias. Tenho certeza de que, onde  ele estiver, estará muito feliz com essa contribuição.” disse, Adiléa.

Durante a solenidade, Lyncoln Da Mata destacou a importância das ações do Rotary na região, como o projeto ‘Lacre Solidário’, que recolhe lacres de latinhas de alumínio que são revertidos em compra de cadeiras de rodas para empréstimo à comunidade local. *“Hoje temos em nosso banco mais 10 de cadeiras de rodas e cadeiras de banho que são emprestadas aos que mais precisam. A cada 140 garrafas PET preenchidas por lacres trocamos por uma cadeira de rodas.”* afirmou o presidente. Cerca de 70 mil lacres de latinhas foram doados durante a cerimônia de posse.

O engenheiro, Antonio Otavio Espindola, que passou a presidência do Clube, fez um balanço do seu ano e desejou sucesso ao novo presidente Lyncoln: *“Foi um ano especial para nós, pois conseguimos atingir todas as metas propostas. Agradeço a minha diretoria e aos companheiros rotarianos pelos trabalhos desenvolvidos, e, desejamos sucesso ao nosso novo líder."* destacou Espíndola.

A festa que contou com o show regional da banda Hellen Reis, reuniu cerca de 150 convidados e serviu para marcar o início das comemorações dos 60 anos do Rotary Club de Volta Redonda-Leste, a ser celebrado no dia 11 de abril do próximo ano.
 
 


Notícias Relacionadas »