Volta Redonda: Hospital do Retiro empossa novo Comitê de Ética em Enfermagem

Formação atuará na promoção da conduta ética, segurança dos pacientes e qualificação dos cuidados de enfermagem pelo SUS

Sérgio Faria
04/07/2025 21h33 - Atualizado há 9 horas
Volta Redonda: Hospital do Retiro empossa novo Comitê de Ética em Enfermagem
Fotos de divulgação - Secom/PMVR

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, deu posse nesta semana ao novo Comitê de Ética em Enfermagem, que terá um papel fundamental na garantia da ética, da qualidade e da segurança nos cuidados de enfermagem oferecidos aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova composição do comitê é formada por Luiza Bastos Rigon, enfermeira, que assume a presidência; Daniele Torres Rodrigues, enfermeira, como vice-presidente; Samuel Duarte de Freitas, técnico de enfermagem, como primeiro secretário; e Marcel José de Oliveira Silvano, técnico de enfermagem, como segundo secretário.

O Comitê de Ética em Enfermagem do HMMR tem como missão assegurar que os profissionais da área atuem com base nos princípios éticos e na conduta responsável, protegendo os direitos dos pacientes e promovendo a melhoria contínua da assistência. Entre suas atribuições estão a análise de casos com dilemas morais, o desenvolvimento de políticas institucionais, a realização de ações educativas e o acompanhamento da aplicação de normas e diretrizes que envolvam a prática profissional.

“A criação e o fortalecimento deste comitê reafirmam o compromisso do hospital com uma assistência ética, segura e qualificada, promovendo a valorização dos profissionais de enfermagem e a confiança da comunidade nos serviços prestados”, destacou a secretária municipal de Saúde e diretora-geral do Hospital do Retiro, Márcia Cury. 

 


Notícias Relacionadas »