A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou na tarde desta sexta-feira, 4, a reforma geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Sebastião. O evento abriu a sequência de inaugurações do mês em comemoração aos 71 anos do município, celebrados no próximo dia 17 de julho. Com o nome de Leonídia Maia de Abreu Cordeiro, a unidade recebeu investimentos em torno dos R$ 100 mil em obras de infraestrutura, beneficiando cerca de 4,5 mil moradores.
A UBS, que fica na Rua Dois, nº 69, passou por reforma que incluiu reparos internos e externos; tratamentos de paredes e pintura geral; repintura de portas; polimento do piso de granilite; assentamento de piso no consultório odontológico e assentamento de azulejo na sala de curativo; substituição de películas; substituição de aparelhos hidráulicos, sanitários e elétricos; substituição de telhas e limpeza de calha; e implantação de pingadeira de concreto. Na parte externa, recebeu capina e limpeza geral; pavimentação para acesso aos resíduos sólidos; pintura de piso; e repintura da grade.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, afirmou que a entrega da reforma da UBS São Sebastião é mais um passo em direção ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é porta de entrada para o SUS (Sistema Único de Saúde).
“Vamos investir muito na Atenção Primária para garantir a prevenção e a promoção à saúde. Vamos trabalhar para transformar as UBSs do município em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e a unidade do São Sebastião é uma delas. Assim, aproximamos ainda mais o serviço público de Saúde dos moradores”, disse Márcia Cury, ressaltando que a reforma na estrutura da UBS São Sebastião vai garantir mais conforto para os usuários e profissionais.
O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que a visão da secretária de investir na Atenção Primária tem todo seu apoio. Ele citou o programa de rastreio do câncer implantado nas unidades básicas pela Linha de Atenção Oncológica (LAO) de Volta Redonda, coordenada pela médica oncologista Luciana Netto, que permite diagnóstico precoce e agilidade no tratamento da doença como um dos avanços na Saúde do município.
“Fazer cada vez mais para que a Saúde de Volta Redonda mereça esse lugar de destaque no país é um compromisso. Começamos entregando essa estrutura totalmente reformada para atender os moradores do São Sebastião e, ainda neste mês, também vamos entregar as reformas das unidades dos bairros Roma II e Jardim Belvedere”, contou Neto.
O deputado estadual Munir Neto lembrou o início do bairro São Sebastião e do trabalho da administração municipal para a construção de moradias para as pessoas que ocupavam a localidade.
“A interlocução com os moradores foi feita pelo bispo Dom Waldyr Calheiros e hoje temos três condomínios que levam o nome dele, dando moradia digna para essas pessoas”, contou Munir, citando que, além dessa unidade de saúde, o bairro conta com escola, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Projeto Curumim, voltado para crianças da comunidade.
Também agradeceram pela reforma na UBS São Sebastião a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Carbogim, a Carminha; a coordenadora do Distrito IV, Ana Paula Marques; a gerente da unidade, Thais Soares de Carvalho Andrade; além dos funcionários, a cirurgiã-dentista, Talita Barros; a recepcionista, Marta Lúcia da Silva; e o médico Leonardo Gaspar. Representando a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, falaram a diretora do Departamento de Planejamento, Marina Marinho; a chefe da Divisão de Reformas e Obras, Luísa Dias; e Sueli Batista, chefe do Departamento de Atenção à Saúde.
Unidade homenageia antiga moradora do bairro
Leonídia Maia de Abreu Cordeiro, mais conhecida como Leo, morou por muitos anos no São Sebastião, onde formou sua família. Com trabalho comunitário reconhecido entre os moradores, ela atuou como diaconisa da Igreja Presbiteriana Viva do bairro. Nascida no município de Japeri, município da Baixada Fluminense, em 1978, Leonídia veio para Volta Redonda com um mês de vida e aqui permaneceu até seu falecimento em 2013.
O irmão da homenageada, Paulo César Maia de Abreu, que também faz parte da Associação de Moradores do bairro São Sebastião representou a família. “Reafirmo os agradecimentos pela homenagem feita à minha irmã neste local tão importante para os moradores desse bairro. Assim como ela fazia, os profissionais aqui cuidam da comunidade”, disse.