Parque Zoológico de Volta Redonda será um dos primeiros do Brasil a implementar Comunicação Aumentativa e Alternativa

Ação para promover a inclusão e acessibilidade é fruto de parceria entre a SMPDA, a Apadem-VR, o Colégio Radeane e a fonoaudióloga Priscila Félix

Sérgio Faria
05/07/2025 14h49 - Atualizado há 20 horas
Parque Zoológico de Volta Redonda será um dos primeiros do Brasil a implementar Comunicação Aumentativa e
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

O Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR), administrado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA), dá mais um passo importante pela inclusão e acessibilidade. O espaço contará com placas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), tornando-se um dos primeiros parques zoológicos do Brasil a adotar esse tipo de recurso voltado para pessoas com dificuldades na comunicação pela oralidade. 

A proposta, que tem previsão para ter início em agosto, prevê a instalação de uma prancha interativa no parque e pranchas temáticas específicas para cada grupo de animais, facilitando a compreensão por meio de símbolos e recursos visuais. 

“Seremos um dos primeiros parques zoológicos do país a apresentar as placas de Comunicação Aumentativa Alternativa. Isso só é possível graças ao trabalho conjunto de profissionais e instituições comprometidas com a inclusão. Volta Redonda segue à frente, garantindo acesso e respeito para todos”, destacou o secretário. 

A iniciativa, firmada em reunião realizada na última semana, no Colégio Radeane, no Santo Agostinho, será implementada por parceria da SMPDA com a instituição de ensino, que doará todo o material; além da Apadem-VR (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais) e da fonoaudióloga Priscila Félix, mestre em Saúde da Comunicação Humana e coordenadora do curso de fonoaudiologia do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), que será a responsável pela curadoria de todo o conteúdo da (CAA). 

“Um marco para a cidade e para a acessibilidade comunicacional, porque é uma forma de promover o acesso à informação sobre o local e os animais para todos. A sinalização com símbolos nas pranchas facilita a compreensão e a interação com as pessoas no espaço”, ressaltou Priscila. 

O diretor do Zoo-VR, Jadiel Teixeira, celebrou mais este projeto voltado para a inclusão no Parque Zoológico de Volta Redonda. 

“Ficamos felizes em ver mais esta ação que se soma a outras melhorias realizadas no Parque Zoológico, que vem se consolidando como um espaço de lazer, educação ambiental e cidadania para todos”, afirmou Jadiel. 

Espaço para todos

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, também destacou a importância de mais uma ação para tornar o Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda cada vez mais inclusivo. 

“O Parque Zoológico Municipal é um espaço para todos. Contamos com vaga estacionamento exclusiva para autistas, brinquedos acessíveis, entre outras ações que reforçam o compromisso com a inclusão. Parabéns por mais esta iniciativa que irá contribuir muito para uma comunicação mais inclusiva no Zoo-VR”, destacou Uchôa. 

 


Notícias Relacionadas »