Ao longo desta segunda-feira (28/07), o aprofundamento de um ciclone próximo ao litoral do Rio Grande do Sul promove ventos fortes em grande parte das Regiões Sul e Sudeste do país. Destaque para o litoral do Rio Grande do Sul, onde as rajadas de vento podem superar os 100 km/h. Ventos costeiros intensos também são esperados para o restante do litoral da Região Sul e também em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.
Rajadas de vento intensas já foram registradas entre a madrugada e manhã de hoje, favorecidas pela formação de um sistema frontal, decorrente deste ciclone. Devido a evolução destes sistemas associados, diversas instabilidades já atuaram durante a madrugada e manhã de hoje, ocasionando pancadas de chuvas moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento. A previsão é que áreas de instabilidade permaneçam atuando em áreas das Regiões Sul e Sudeste e também na faixa centro-norte do Mato Grosso do Sul. À medida que as instabilidades avançam, há possibilidade de queda de granizo, especialmente nas áreas Serranas.
Outro destaque é o acumulado de chuva persistente para o litoral leste do nordeste, entre o rio Grande do Norte e Alagoas, com maiores volumes previstos na faixa litorânea que vai de Recife a Maceió. No norte do país, as instabilidades estarão mais ativas no oeste da Região, abrangendo o norte de Rondônia, o Acre, oeste do Amazonas e norte de Roraima. Na região central do país, persiste o tempo firme com baixa umidade do ar.
Hoje (29), com o distanciamento do ciclone para águas mais profundas e a incursão do sistema frontal pelo Espírito Santo e Minas Gerais, as instabilidades diminuem e a massa de ar frio avança pela faixa que abrange desde a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo e sul de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São esperadas geadas isoladas no sul do país a partir da madrugada de terça-feira (29) , as quais se intensificam na quarta-feira (30), na Região Sul, e que também passam a ocorrer de forma isolada em áreas do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul.