A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Defesa Civil e Fiscalização, realizou nesta terça (29) e quarta-feira (30) uma operação especial para coibir o uso de linha chilena e cerol em diversos bairros do município.
A ação foi intensificada neste período de recesso escolar, quando há maior ocorrência do uso desse tipo de linha, e teve como objetivo proteger vidas e conscientizar a população sobre os riscos e a proibição desses materiais cortantes.
A operação contou com apoio de viaturas da Fiscalização, Defesa Civil e do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) da Polícia Militar. Além do recolhimento de linhas irregulares, as equipes realizaram orientações educativas com moradores e comerciantes.
O secretário de Ordem Pública, Anderson Costa Alonso, ressaltou a importância da iniciativa:
“Estamos intensificando esse trabalho justamente no período em que crianças e adolescentes estão em casa, e o uso dessas linhas aumenta. O cerol e a linha chilena colocam em risco a vida de motociclistas, ciclistas, pedestres e até de quem solta a pipa. É um ato criminoso e precisamos da colaboração de todos para coibir essa prática em Pinheiral.”
O uso, fabricação e comercialização dessas linhas é proibido pela Lei Estadual nº 8.478/2019, que prevê apreensão dos materiais e aplicação de multa aos infratores. Além disso, a prática pode configurar crime de perigo para a vida de terceiros, conforme o artigo 132 do Código Penal.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (24) 99968-3826.
A colaboração da população é fundamental para salvar vidas!