Nesta semana, a 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sediada em Resende, realizou a 2ª fase da Operação Prisma, que tem como objetivo capacitar e atualizar todo o efetivo sobre a fiscalização de equipamentos obrigatórios e sistemas de freios de veículos de transporte de carga.
A ação contou com instruções teóricas e práticas. A parte teórica ocorreu no auditório da sede da 7ª DEL PRF, em Resende, enquanto a parte prática foi realizada no km 233 da Dutra, em frente à Unidade Operacional de Caiçara, no início da descida da Serra das Araras, em Piraí — trecho considerado crítico pela combinação de longas descidas íngremes e curvas acentuadas.
O treinamento incluiu orientações sobre amarração e acondicionamento de cargas especiais, reforçando a importância da correta fiscalização para evitar acidentes graves. Segundo a PRF, a atualização é fundamental diante das recentes mudanças nas resoluções que regulamentam o trânsito de veículos de carga, garantindo mais segurança para todos que trafegam nas rodovias.
58 autos de infração emitidos;
6 veículos retidos para regularização no local;
10 CRLVs recolhidos para apresentação posterior de veículo regularizado;
2 veículos removidos ao pátio por irregularidades graves.
Entre as irregularidades flagradas, destacam-se alterações graves nos sistemas de freios, incluindo a ausência de peças principais, o que compromete diretamente o acionamento e funcionamento do sistema. Em um trecho com características tão perigosas como a Serra das Araras, tais falhas representam risco elevado de acidentes.
A Operação Prisma seguirá acontecendo ao longo de todo o mês de agosto no trecho de atuação da 7ª DEL PRF, reforçando a fiscalização e a segurança no transporte de cargas.