Uma carga superdimensionada, com mais de 800 toneladas, irá percorrer a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) nesta semana em direção ao estado do Rio de Janeiro. O deslocamento exigirá operações especiais de tráfego e poderá causar lentidão em alguns trechos da via.
De acordo com o cronograma previsto, o comboio deve chegar à divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira. Na terça, não haverá circulação.
Na quarta-feira, pela manhã, a carga seguirá até o km 317, nas proximidades da entrada de Penedo, em Itatiaia. À tarde, o deslocamento continua até o km 299, próximo ao acesso de Bulhões, em Porto Real.
Já na quinta-feira, a previsão é de chegada ao km 264, em frente à base da CCR RioSP, nas imediações do bairro Roma. Na sexta-feira ou sábado, o transporte seguirá até o km 233, na Unidade Operacional da PRF em Caiçara.
A operação mais complexa ocorrerá no domingo à noite, por volta das 23h, quando será realizada a descida da Serra das Araras. Para permitir a manobra, a pista de subida será interditada temporariamente, e a carga descerá pela contramão. A operação deve durar cerca de quatro horas.
A concessionária e a Polícia Rodoviária Federal alertam que os horários e deslocamentos podem sofrer alterações em razão de fatores logísticos, condições climáticas, panes mecânicas ou outras ocorrências na via.