Setembro Amarelo: Barra Mansa reforça ações de valorização da vida no bairro Saudade

Comunidade participou de palestras, dinâmicas e atividades físicas na Praça Dom Sebastião Leme

Sérgio Faria
30/09/2025 10h04 - Atualizado há 4 horas
Setembro Amarelo: Barra Mansa reforça ações de valorização da vida no bairro Saudade
Fotos: Gabriel Borges

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (30), uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. As ações aconteceram na Praça Dom Sebastião Leme, no bairro Saudade, e reuniram dezenas de participantes em um encontro voltado para acolhimento, saúde e bem-estar.

A programação incluiu dinâmicas de autoconhecimento conduzidas pela equipe de enfermagem, seguidas de palestra sobre saúde mental com a psicóloga Tatiana Soares, do eMulti 4 (Equipe Multiprofissional da Atenção Básica), que destacou a importância de buscar ajuda profissional e fortalecer redes de apoio. Também houve a participação de um educador físico, que orientou exercícios de fortalecimento global e aeróbicos, reforçando a integração entre corpo e mente.
Durante o evento, os participantes puderam ainda compartilhar momentos de convivência em um café comunitário de confraternização, fortalecendo vínculos sociais e a sensação de pertencimento.
A médica clínica geral, Maria Aparecida Penna Rodrigues ressaltou a relevância de iniciativas como essa. “Atividades como esta aproximam a população dos serviços de saúde e ajudam a disseminar informações de forma leve e participativa. É um trabalho contínuo, de formiguinha, mas muito eficiente para que cada pessoa se torne multiplicadora do cuidado com a vida”, destacou a médica.
Participante assídua das atividades realizadas na Praça do bairro Saudade, Kátia Maria de Assis também falou sobre a experiência. “Eu sempre participo dos exercícios pela manhã e de todas as ações que acontecem aqui. Esses encontros fazem bem para o corpo e para a mente, além de nos unirem como comunidade”, afirmou a moradora.


 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.