Barra Mansa – A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa reforça a importância da vacinação com a dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto, agora disponível na rede pública de saúde.
A vacina dTpa protege contra tétano, coqueluche e difteria e, desde 2014, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A imunização é destinada a vários grupos, incluindo gestantes a partir da vigésima semana, puérperas até 45 dias após o parto, e profissionais de educação e saúde que atuam diretamente com crianças de até quatro anos. Para este último grupo, é necessário apresentar um comprovante de função, seja em creche ou outra área educacional.
Para gestantes e puérperas, o esquema de vacinação consiste em três doses com um intervalo de 60 dias entre elas, sendo o mínimo de 30 dias. Duas doses de dT são administradas em qualquer momento da gestação, e uma dose de dTpa é aplicada a partir da 20ª semana de gestação.
Hellen Martins, enfermeira responsável pelo setor de Imunização, enfatiza a importância da vacinação. “É essencial que o público-alvo tome a vacina para prevenir um aumento de casos dessas doenças. A dTpa é fundamental no combate a três doenças graves,” comentou Hellen.
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa convida todos os elegíveis a se vacinarem e contribuírem para a saúde coletiva.