SÃO PAULO - O ex-jogador Daniel Alves foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar os músicos sertanejos Giuliano Matheus e Thiago Matheus em R$ 80 mil por danos morais, após apropriar-se indevidamente da música “Avião”. Giuliano e Thiago afirmaram que a canção, originalmente uma homenagem familiar, foi usada por Daniel em uma campanha da ONU, em 2020, sem os devidos créditos. Cabe recurso da decisão.
Os músicos alegaram que a parceria com Daniel começou em 2016, quando ele demonstrou interesse em lançar-se na música. Após divergências comerciais, o projeto ficou paralisado, mas, em 2020, a música foi lançada por Daniel sem autorização. Em sua defesa, o ex-jogador afirmou que criou a canção de forma independente em 2015, mas mensagens de seu assessor indicam o reconhecimento de coautoria com os compositores.
Além desse processo, Daniel Alves enfrenta uma condenação de quatro anos e meio de prisão na Espanha, por agressão sexual, embora esteja em liberdade provisória enquanto o caso segue em tramitação.