MONTEVIDÉU / URUGUAI - O Botafogo está classificado para a final da CONMEBOL Libertadores pela primeira vez em sua história! Mesmo com a derrota para o Peñarol por 3 a 1 nesta quarta-feira (30), no Estádio Centenario, em Montevidéu, o alvinegro carioca assegurou a vaga na decisão com um placar agregado de 6 a 3. O time agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG, que eliminou o River Plate na Argentina.
A grande final está marcada para o dia 30 de novembro, um sábado, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Esta será a sexta vez que dois times brasileiros disputam o título do torneio continental.
Jogo marcado pela emoção e expulsões
Com uma confortável vantagem de 5 a 0 obtida no jogo de ida no Rio de Janeiro, o Botafogo entrou em campo sem quatro jogadores pendurados. No entanto, as ausências dos atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus, além de Almada, que foi poupado, foram sentidas. Precisando reverter o placar, o Peñarol pressionou desde o início e abriu o marcador aos 30 minutos, com um golaço de fora da área de Báez.
O Botafogo teve sua melhor chance no primeiro tempo em uma cobrança de falta de Alex Telles, mas não conseguiu marcar. O jogo ficou ainda mais tenso quando o goleiro uruguaio Aguerre foi expulso por falta em um lance sem a bola, e De Amores entrou em seu lugar.
No segundo tempo, o Peñarol ampliou a vantagem em novo chute de Báez, aos 20 minutos, e o Botafogo ainda perdeu Mateo Ponte, expulso após o segundo amarelo. Com dez jogadores de cada lado, o jogo ficou equilibrado, e o Alvinegro descontou aos 42 minutos com Almada. O Peñarol ainda marcou o terceiro com Facundo Batista aos 43, mas a festa foi toda botafoguense, que celebra a inédita classificação para a final da Libertadores.