RIO DE JANEIRO - Estudantes rubro-negros de todo o Brasil enfrentarão uma verdadeira prova de fogo nos próximos dois domingos, 3 e 10 de novembro. Com a coincidência das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das finais da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG, a ansiedade é dobrada. Além de precisarem de concentração total para o exame, os torcedores do Flamengo terão que lidar com o desejo de acompanhar o time durante a decisão, que começa às 16h, no meio da realização das provas.
A situação gerou polêmica: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) chegou a solicitar a alteração das datas, mas o pedido não avançou. Para muitos jovens flamenguistas, o desafio vai além do conteúdo do exame, a tensão será dividida entre o Enem e a disputa pelo título.
Entre os estudantes, a sensação é de nervosismo e empolgação ao mesmo tempo. Muitos admitem a frustração de não poder acompanhar a partida enquanto fazem a prova, mas mantêm o foco no exame, torcendo de longe para que o Flamengo conquiste a taça da Copa do Brasil.