RESENDE - A Câmara Municipal de Resende realiza nesta quarta-feira (13), às 18h, uma audiência pública em seu plenário para abordar a questão dos escapamentos de motocicletas com ruídos excessivos. A iniciativa pretende reunir representantes da sociedade, órgãos de fiscalização e autoridades locais para discutir o incômodo gerado pelo barulho das motos e as medidas de controle implementadas recentemente.
Ontem, a Prefeitura de Resende divulgou um balanço das operações de fiscalização voltadas à apreensão de motocicletas com escapamentos alterados, que produzem sons mais intensos e incômodos para os moradores. Segundo os dados da prefeitura, entre 29 de outubro e 6 de novembro, foram aplicadas 42 multas e apreendidas 16 motocicletas. O levantamento detalha que, neste período, foram 10 autuações do Estado, 6 do município e 8 apreensões.
Além disso, no dia 1° de novembro, uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar ocorreu na região do Acesso Oeste, que é conhecida pela presença de motocicletas com escapamentos adulterados. Nesta operação, foram registradas 26 notificações e mais 8 apreensões.
De acordo com a Prefeitura, a fiscalização é realizada diariamente pela Guarda Civil Municipal em diferentes pontos e horários da cidade, numa tentativa de coibir o uso desses escapamentos alterados. A audiência pública é vista como um momento de escuta para que os cidadãos de Resende exponham suas preocupações e sugestões, visando à construção de um ambiente mais tranquilo e à busca de soluções conjuntas para a questão do ruído excessivo causado pelas motocicletas.