12/11/2024 às 06h19min - Atualizada em 12/11/2024 às 06h19min

Governo do Rio facilita quitação de dívidas de IPVA com parcelamento em até 12 vezes

Motoristas têm até 29 de novembro para aderir ao programa “IPVA em Dia”; projeto na Alerj propõe estender prazo até 2025

Igor Lemos
Reprodução

RIO DE JANEIRO - O governo do Rio de Janeiro lançou o programa “IPVA em Dia,” que permite aos proprietários de veículos com dívidas de IPVA entre 2020 e 2023 regularizarem sua situação de forma parcelada. A adesão, que pode ser feita digitalmente pelo site da Secretaria de Fazenda do Rio, já está aberta e deve atrair até 1 milhão de veículos, segundo as estimativas do governo. O prazo atual para aderir ao programa vai até 29 de novembro, mas a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar esta semana uma proposta de prorrogação até junho de 2025.


Os motoristas interessados no parcelamento devem seguir algumas orientações. A inscrição é feita no site da Secretaria de Fazenda, e após a adesão, o condutor recebe as instruções para emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), necessário para o pagamento das parcelas. Além disso, para fazer parte do programa, o motorista deve desistir de qualquer contestação judicial ou administrativa sobre o débito.


De acordo com as regras do programa, a primeira parcela vence no dia 5 do mês seguinte à adesão, e as prestações seguintes seguem o mesmo padrão. No entanto, o benefício será cancelado caso o condutor não pague a primeira parcela ou acumule inadimplência de três meses, consecutivos ou alternados, ou se uma parcela ficar em aberto por mais de 90 dias.


A possibilidade de estender o prazo até junho de 2025 será discutida em uma votação única na Alerj, marcada para terça-feira (12).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.