RIO DE JANEIRO – Classificado para o Mundial de Clubes de 2025, o Flamengo tem grandes chances de ser um dos cabeças de chave do torneio, que ocorrerá em junho do ano que vem, nos Estados Unidos. Segundo informações do portal "UOL", a Conmebol deve obter autorização da Fifa para que quatro clubes da América do Sul tenham essa posição privilegiada na competição.
Além do Flamengo, o Palmeiras e o River Plate são os favoritos para figurar como cabeças de chave, enquanto a quarta vaga será decidida entre os campeões da Libertadores deste ano. Caso o Atlético-MG conquiste o título, o time mineiro ocupará a função de cabeça de chave. Se o Botafogo levar o troféu, o Fluminense ficará com a posição, tudo dependendo do ranking da Conmebol. O Boca Juniors, já classificado, não terá essa condição.
Entre os clubes europeus, as equipes favoritas para ocupar as cabeças de chave são Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique e PSG. Já Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Red Bull Salzburg, que também são do top 8 europeu, serão sorteados para os grupos com os times da América do Sul.
O sorteio da fase de grupos ocorrerá no dia 5 de dezembro, quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), em Miami, Estados Unidos. O Mundial de Clubes de 2025 tem gerado polêmica entre os clubes europeus, devido ao impacto no calendário da temporada, com o aumento do número de jogos.