12/11/2024 às 18h14min - Atualizada em 12/11/2024 às 18h14min

Cambridge lança primeiro caminhão de lixo 100% elétrico

Cidade avança na transição para veículos sustentáveis

Luiz Frade
Divulgação

CAMBRIDGE - A cidade de Cambridge deu um importante passo em direção ao seu compromisso com a sustentabilidade ao lançar seu primeiro caminhão de lixo 100% elétrico, um modelo Mack LR Electric. Essa é a primeira vez que um veículo de coleta de resíduos totalmente elétrico entra em operação na cidade, parte da meta de transformar toda a frota de coleta de lixo em veículos sem emissões até 2035. Além deste, três outros caminhões elétricos já têm financiamento garantido, com previsão de chegada dos próximos dois no início de 2025.


“A coleta de lixo é uma grande fonte de emissão de gases de efeito estufa em Cambridge, então substituir esses veículos pesados a diesel por elétricos foi um passo natural para eliminarmos os combustíveis fósseis”, explicou Kathy Watkins, comissária de Obras Públicas. Segundo ela, os caminhões vão tornar o processo de coleta mais limpo e sustentável.


Os caminhões Mack LR Electric possuem uma bateria de 376 kWh, garantindo autonomia de longo alcance entre as recargas. Sem qualquer emissão de poluentes, esses veículos ajudam a melhorar a qualidade do ar, eliminando a poluição e reduzindo partículas nocivas.


John Keeter, gerente de frota do Departamento de Obras Públicas de Cambridge, destacou que a cidade buscou veículos adequados para as ruas estreitas dos bairros locais. “Fizemos uma extensa pesquisa, incluindo uma visita ao Departamento de Saneamento de Nova York para conhecer o modelo LR Electric em funcionamento. A operação de coleta de lixo deles é bem parecida com a nossa, então tivemos certeza de que esses caminhões seriam adequados para Cambridge”, comentou.


O projeto conta com o apoio de incentivos estaduais e federais. O programa Massachusetts Offers Rebates for Electric Vehicles (MOR-EV) forneceu um reembolso de US$ 99 mil para cada um dos dois primeiros caminhões, e o programa federal DERA (Diesel Emissions Reduction Act) concedeu uma ajuda de US$ 305 mil para a aquisição do terceiro veículo.


Para garantir a eficiência da nova frota, Cambridge instalou duas estações de recarga rápida, permitindo que os caminhões estejam sempre prontos para o serviço diário. Os moradores já podem ver esses veículos sustentáveis circulando nos bairros em dias de coleta, ajudando a tornar Cambridge uma cidade cada vez mais verde e limpa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.