VOLTA REDONDA - A ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), localizado no bairro Colina em Volta Redonda, está cada vez mais perto de sua conclusão. Com o trabalho acelerado pela MMC Engenharia, empresa responsável pela obra, a infraestrutura do hospital avança a passos largos, trazendo grandes expectativas para a população e profissionais da saúde. A reforma e ampliação do hospital representam um importante avanço no atendimento médico da cidade e na qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Segundo a MMC Engenharia, os serviços de alvenaria já estão quase finalizados, e a obra segue agora para detalhes essenciais. O assentamento de pisos, por exemplo, está 90% concluído. As instalações hidrossanitárias também estão em estágio avançado, com 95% das tubulações de água potável já instaladas e 40% do sistema de esgoto sanitário pronto. As instalações de água pluvial, por sua vez, já atingiram 88% de conclusão.
No quesito instalações elétricas, o progresso também é notável, com 96% do trabalho concluído, além de 82% das instalações contra incêndio. A climatização do hospital está em andamento, com cerca de um terço das instalações de ar-condicionado já realizadas. Outro avanço importante foi a instalação dos sistemas de gases medicinais, que já ultrapassou 89% de execução.
“Temos acompanhado de perto as obras, e é muito satisfatório observar como o prédio já tomou forma e está próximo de sua conclusão”, afirmou o vice-prefeito e diretor-geral do hospital, Sebastião Faria. Ele também destacou a chegada dos primeiros equipamentos destinados ao novo Centro de Material Esterilizado (CME), que devem garantir ainda mais eficiência no atendimento.
Prédio anexo e novos ambientes
O prédio anexo, que está sendo erguido onde antes ficava o estacionamento dos funcionários, terá cinco andares e será essencial para aumentar a capacidade do hospital. O novo Centro Cirúrgico, o Centro de Material Esterilizado (CME) e uma unidade de internação pós-cirúrgica com dez leitos estarão localizados em um dos andares. Este pavimento será conectado ao prédio existente através de rampas e elevadores, proporcionando integração entre os setores.
No último pavimento do anexo, serão instaladas a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos, e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com dez leitos. Esses setores também estarão interligados ao segundo piso da estrutura atual, por meio de rampas e dois elevadores.
Outras melhorias incluem a ampliação de setores como Nutrição, Administração e Urologia, além da realocação da Farmácia para um novo local, conforme as exigências das normas RDC 50 e 36 da Anvisa. A obra também contemplará novos espaços para o almoxarifado e a construção de um sistema de tratamento de esgoto que atenderá às normas ambientais vigentes.
Benefícios para a população
O novo hospital não só aumentará a capacidade de atendimento com novos leitos, mas também contará com melhorias essenciais para garantir maior acessibilidade e eficiência. Os três primeiros andares do anexo serão destinados ao estacionamento, com 70 vagas, além da ampliação da recepção principal, e a construção de um banheiro acessível para pessoas com deficiência.
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, a ampliação do Hospital São João Batista é um marco para Volta Redonda. “Já realizamos centenas de obras em quase quatro anos, e temos muito mais a entregar. Reformamos e inauguramos unidades de saúde, e a conclusão dessa ampliação será uma das maiores realizações para que Volta Redonda continue a ser referência em saúde”, destacou o prefeito.