Volta Redonda imuniza mais de 6 mil animais na primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica

Objetivo é vacinar cerca de 20 mil cães e gatos nas próximas fases, nos dias 13 e 27 de setembro

Sérgio Faria
01/09/2025 10h38 - Atualizado há 7 horas
Volta Redonda imuniza mais de 6 mil animais na primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica
Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025, realizada pela Prefeitura de Volta Redonda, imunizou 6.596 animais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibilizou 51 pontos de vacinação em 16 bairros do município, além de um drive-thru na Ilha São João, no último sábado, 30 de agosto. Somente nesse dia, foram vacinados 5.145 cães e 1.451 gatos.

O coordenador da Vigilância Ambiental da SMS, Silmar Ferreira Gomes, destacou que a imunização foi realizada das 8h30 às 17h e que, para garantir maior alcance, a vacinação está sendo realizada em unidades de Saúde da Família (UBSFs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas municipais e até igrejas.

“Nosso objetivo é vacinar o maior número possível de animais para evitar a raiva, uma doença viral que pode ser transmitida aos seres humanos. A vacinação é gratuita e de dose única, com aplicação anual. Pedimos a todos os tutores que levem seus animais a um dos pontos de vacinação. Isso é fundamental para a proteção dos pets e de toda a família, pois a raiva é uma doença grave e letal”, afirmou Silmar.

A campanha será realizada em três etapas e a expectativa é vacinar aproximadamente 20 mil animais, a partir dos três meses de idade. A prefeitura orienta que os cães sejam levados com coleira, sendo recomendado o uso de focinheira para cães de grande porte. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e sempre acompanhados por um adulto, para garantir segurança tanto para o animal quanto para as pessoas.

A segunda etapa acontecerá no sábado, dia 13 de setembro, com vacinação nos bairros Caieiras (UBSF Caieiras); Candelária (UBSF Candelária); Dom Bosco (UBSF Dom Bosco); São Luiz (Escola Municipal Juarez Antunes); Nova Primavera (UBSF Nova Primavera); Pinto da Serra (Igreja Nossa Senhora Aparecida); Santa Cruz (Cras Santa Cruz); Santa Rita do Zarur (UBSF Santa Rita do Zarur); São Sebastião (UBSF São Sebastião); Três Poços (UBSF Vila Rica-Três Poços); Água Limpa (UBSF Água Limpa); Jardim Amália (Igreja Divino Espírito Santo); Vila Americana (UBSF Vila Americana); Volta Grande (UBSF Volta Grande); Santo Agostinho (UBSF Santo Agostinho); Jardim Paraíba (UBSF Jardim Paraíba); e Aero Clube (Centro de Convivência CAM).

A terceira e última etapa será no dia 27 de setembro (sábado), atendendo aos bairros Açude (UBSFs Açude I e Açude II); Belo Horizonte (Cras Belo Horizonte); Vila Brasília (UBSF Vila Brasília); Mariana Torres (UBSF Mariana Torres); Retiro (UBSFs Retiro I e Retiro II, além da Escola Municipal Amaral Peixoto); Vale Verde (UBSF Vale Verde); Vila Mury (UBSF Vila Mury); Voldac (Cras Voldac); Morada do Campo (Centro de Convivência CAM – Fundação Beatriz Gama); Siderlândia (UBSF Siderlândia); Belmonte (UBSFs Belmonte e Jardim Belmonte); Padre Josimo (UBSF Padre Josimo); e também haverá vacinação em drive-thru na Ilha São João.

 


Notícias Relacionadas »