12/12/2024 às 18h31min - Atualizada em 12/12/2024 às 18h31min

Alta do dólar e queda na bolsa marcam reações à decisão do copom

Até o fechamento do mercado, o cenário econômico seguiu marcado por incertezas, com ajustes esperados nas cotações finais do dia

Alessandro N. Marcelo
Divulgação: Money

SÃO PAULO - Após iniciar o dia em queda de até 1,66% na esteira do aumento da taxa básica de juros anunciado pelo Banco Central, o dólar comercial reverteu a tendência e voltou a superar os R$ 6, encerrando a quinta-feira (12) com alta de 0,69%, cotado a R$ 6,009. Importadores e empresas com compromissos no exterior aproveitaram o recuo na cotação, o menor em duas semanas, para comprar a moeda americana, influenciando sua valorização.

 

Na Bolsa de Valores de São Paulo, o impacto foi negativo. O índice manteve forte queda ao longo do dia, refletindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou os juros em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano — acima dos 0,75 ponto esperados pela maioria dos analistas. O aumento dos juros tende a desestimular investimentos em ações, favorecendo aplicações em renda fixa, o que pressiona especialmente empresas dependentes do consumo interno.

 

Até o fechamento do mercado, o cenário econômico seguiu marcado por incertezas, com ajustes esperados nas cotações finais do dia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.