16/12/2024 às 14h08min - Atualizada em 16/12/2024 às 14h08min

Barra Mansa se destaca no ICMS Ecológico e é premiada no Palácio Guanabara

Cidade recebe prêmio na categoria de Resíduos Sólidos e será beneficiada com recursos para investir em sustentabilidade

Igor Lemos
Reprodução

RIO DE JANEIRO - A Prefeitura de Barra Mansa foi premiada nesta segunda-feira (16) pelo Governo do Rio de Janeiro no âmbito do ICMS Ecológico, programa criado para incentivar a proteção ambiental nos municípios. A cidade ficou em primeiro lugar na categoria "Resíduos Sólidos", destacando-se pela implementação de políticas sustentáveis na gestão de lixo e resíduos urbanos.

O valor total do repasse para os municípios será de R$ 240 milhões, distribuído entre 92 prefeituras do estado. A premiação reconhece o esforço de Barra Mansa na redução e tratamento de resíduos, um dos maiores desafios ambientais nas cidades. A premiação faz parte do modelo de distribuição do ICMS Ecológico, que destina recursos aos municípios com base em seus resultados na preservação ambiental, beneficiando as áreas de gestão de resíduos, conservação de biomas e inovação na implementação de unidades de conservação.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Drable recebeu o prêmio em nome do município, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, e pelos vereadores Roberto Beleza e Everton Pezão. O reconhecimento é visto como um marco para a cidade, que tem investido em ações de sustentabilidade, como a ampliação da coleta seletiva e melhorias na destinação dos resíduos.

Além de Barra Mansa, outras prefeituras também se destacaram nas categorias do ICMS Ecológico. Mesquita conquistou o primeiro lugar na categoria "Áreas Protegidas Municipais", seguida por Maricá e Niterói. Já no quesito "Inovação", Nova Iguaçu foi reconhecida pela implementação de unidades de conservação de alto nível, acompanhada de Niterói e Cachoeiras de Macacu.

Na categoria "Resíduos Sólidos", além de Barra Mansa, outros municípios também se destacaram. Vassouras ficou em segundo lugar, seguido por São José de Ubá e Três Rios, que empataram na terceira posição.

O ICMS Ecológico tem sido uma importante ferramenta do Governo do Estado para estimular a adoção de práticas ambientais mais eficientes pelos municípios, com foco no desenvolvimento sustentável. Apesar de Barra Mansa não ser o único município a receber a premiação, o resultado positivo na categoria "Resíduos Sólidos" evidencia os avanços da cidade na área ambiental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.