SUL FLUMINENSE – Prefeitos de seis cidades da região se reuniram nesta sexta-feira (10) para debater a reativação do eixo ferroviário que liga o Sul Fluminense à Costa Verde, além da reimplantação do Trem Turístico da Mata Atlântica. O encontro, realizado no gabinete do prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, contou com a presença dos prefeitos Antônio Francisco Neto (Volta Redonda), Aluísio D’Elias (Quatis), Babton Biondi (Rio Claro), Claudio de Lima Sírio, o Ferreti (Angra dos Reis), e Luiz Fernando Pezão (Piraí). O deputado estadual Munir Neto também participou da reunião.
O projeto propõe a implementação da chamada “Rota do Café e Calcário”, que interligaria Varginha (MG) ao Porto de Angra dos Reis, passando por Lavras (MG) e Barra Mansa (RJ). A iniciativa busca revitalizar trechos ferroviários devolvidos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), criando um corredor estratégico para o escoamento de commodities mineiras, como café e calcário, além de impulsionar o turismo na região com o retorno do Trem Turístico da Mata Atlântica.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense, Péricles Aguiar, o projeto tem potencial para movimentar economicamente as cidades envolvidas, otimizando a logística de transporte e atraindo novos investimentos.
Durante a reunião, os prefeitos conversaram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que sinalizou interesse no projeto. Ficou agendada uma visita ministerial à região para o final de janeiro ou início de fevereiro, onde serão apresentados mais detalhes sobre o impacto e os benefícios da reativação ferroviária.
A reimplantação da rota ferroviária também fortalece a integração regional, destacando o Sul Fluminense como um eixo estratégico para o transporte e o turismo sustentável.