TV por assinatura no Brasil tem maior queda da história e fecha 2024 com 9,3 milhões de clientes

o jeito de consumir conteúdo mudou

Alessandro Nogueira Marcelo
04/03/2025 09h58 - Atualizado há 1 mês
TV por assinatura no Brasil tem maior queda da história e fecha 2024 com 9,3 milhões de clientes
Redes Sociais

O setor de TV por assinatura no Brasil tá passando por uma crise sem precedentes. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que o ano de 2024 fechou com apenas 9,3 milhões de clientes, uma queda de 21% em relação a 2023. Esse foi o maior tombo já registrado na história do setor. Pra piorar, quando a gente compara com o auge de 2014, que tinha 19,6 milhões de assinantes, a queda chega a assustadores 52,7%!

Segundo a professora Maria Letícia Renault, da UnB, as novas gerações não estão mais grudadas na TV tradicional. “As pessoas estão circulando. Elas querem assistir o que quiser, aonde quiser”, explicou. A galera mais jovem não tá mais no esquema de sentar no sofá e ligar a TV. Prefere consumir conteúdo pelas redes sociais, sites de emissoras ou plataformas de streaming.

O mercado de TV por assinatura hoje é dominado por cinco operadoras: Claro (51,1% do mercado), Sky (28,8%), Vivo (8,5%), Oi (7%) e Ibipar (0,6%). Juntas, elas concentram 96% das operações. O Sudeste lidera com 61,4% das assinaturas, seguido pelo Nordeste (16,6%), Sul (13%), Centro-Oeste (5%) e Norte (4%).

A forma de consumir TV também mudou: 4,6 milhões de assinantes usam satélite, 3,5 milhões têm cabo e 1,1 milhão optaram por fibra ótica. Enquanto isso, os canais de notícia tradicionais também sentiram o baque, com uma média de apenas 11.792 espectadores por dia em 2024.

A conclusão é clara: o jeito de consumir conteúdo mudou, e a TV por assinatura tradicional tá perdendo espaço pra novas formas de entretenimento. O futuro é móvel, digital e sob demanda!


Notícias Relacionadas »