RIO DE JANEIRO - No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, o deputado estadual Munir Francisco usou a tribuna da Alerj para destacar a necessidade de inclusão e combate ao preconceito contra pessoas autistas e com deficiência. Ele ressaltou que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados para garantir respeito, dignidade e direitos a essa população.
Munir elogiou o governo estadual pela implementação de políticas públicas voltadas para esse público e defendeu a importância de gestores sensíveis ao tema. Presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, o parlamentar mencionou sua experiência como secretário de Assistência Social de Volta Redonda, onde atuou por 15 anos, e citou iniciativas do município na área da inclusão.
O deputado destacou que a cidade conta com duas escolas especializadas para pessoas com deficiência e autismo, que atendem alunos até os 30 anos, além de dois centros-dias voltados para pessoas com deficiência em diferentes graus. Nestes espaços, os usuários recebem atendimento completo, incluindo alimentação, e retornam para suas casas ao final do dia.
Para Munir, a ampliação dos direitos das pessoas com deficiência depende da união entre sociedade e poder público, além de investimentos em diagnóstico precoce e políticas públicas eficazes. Segundo ele, apenas com esse compromisso será possível garantir mais qualidade de vida e oportunidades para essas pessoas.