UPA de Barra Mansa passa a fornecer medicamentos diretamente aos pacientes

Medida evita deslocamentos e custos extras, especialmente à noite e nos fins de semana

Sérgio Faria
29/06/2025 07h57 - Atualizado há 4 dias
UPA de Barra Mansa passa a fornecer medicamentos diretamente aos pacientes
fotos: Chico de Assis

BARRA MANSA - Nesta sexta-feira, dia 27, os pacientes que forem atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra Mansa, no Centro, já podem sair do local com os medicamentos em mãos. A novidade foi anunciada pelo prefeito Luiz Furlani, que destacou o impacto positivo da medida, principalmente para quem busca atendimento durante a noite ou aos fins de semana.

 - Antes, quem passava pela UPA precisava ir até a Farmácia Municipal para retirar a medicação. À noite ou nos fins de semana, quando a farmácia estava fechada, muitas pessoas acabavam tendo que comprar remédios em drogarias, o que gerava custo para o nosso munícipe. Agora, queremos garantir o tratamento completo, sem que ninguém fique desassistido”, afirmou o prefeito.
Segundo o médico responsável pela UPA, Dr. Ricardo Yuji Anami, o fornecimento dos remédios já está em funcionamento. “As medicações são de uso emergencial, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outros. Para retirá-las, basta o paciente apresentar um documento de identidade e o cartão SUS”, explicou o médico.
O prefeito destacou ainda que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para humanizar o atendimento e tornar o acesso à saúde mais ágil e eficaz para a população.
 - Tenho acompanhando de perto o dia a dia da UPA. Neste primeiro semestre do ano, nós já entregamos dois novos consultórios, ampliamos a equipe médica com mais dois clínicos e um pediatra, instalamos um aparelho de raio-X mais moderno e reorganizamos a sala de medicação, que agora tem espaços separados para homens e mulheres. Tudo isso contribui para que o atendimento tenha um fluxo, com mais respeito e dignidade para a nossa população - concluiu o prefeito.


Notícias Relacionadas »