RESENDE - A Polícia Civil prendeu em flagrante, na tarde do desta terça-feira (29), dois elementos suspeitos de extorquir um engenheiro da montadora Nissan, em Resende. A prisão aconteceu durante uma ação coordenada pelo delegado Michel Florosk, titular da 89ª DP, nas proximidades da loja Casa & Vídeo, no bairro Campos Elíseos, onde os criminosos haviam marcado encontro para receber o pagamento exigido da vítima.
Segundo a investigação, os suspeitos vinham exigindo dinheiro do engenheiro japonês, sob ameaça de não devolverem os bens furtados dele e de vazarem seus dados pessoais na internet. O crime teria começado após o furto ocorrido em junho, quando o engenheiro estava hospedado no Hotel Vila Rica. Um dos presos, identificado como Blendow Esteves da Cruz Lopes, é investigado por envolvimento direto no furto e também por usar o cartão de crédito da vítima para comprar dois aparelhos iPhone e realizar transferências, inclusive para um MEI vinculado a outro suspeito.
De acordo com a polícia, os elementos chegaram a pedir inicialmente R$ 250, mas elevaram o valor para R$ 7 mil. Para dar prosseguimento à investigação, a vítima foi orientada a simular o pagamento e marcar o encontro com os criminosos, o que possibilitou a ação dos policiais. No momento combinado, uma motocicleta chegou ao local e o passageiro, Diego Santos da Luz, abordou uma agente disfarçada. Ele foi imediatamente detido e confessou que estava ali a mando de seu primo, Blendow, que também foi localizado e preso minutos depois.
Com Blendow, os agentes encontraram um dos iPhones comprados com o cartão da vítima e uma chave mestra do hotel onde ocorreu o furto. A gerência do Hotel Vila Rica confirmou que o cartão era de uso interno da equipe.
Ambos os presos foram autuados por extorsão e associação criminosa. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos.