Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de VR promove intercâmbio com Maricá e Barra Mansa para fortalecer políticas de segurança alimentar

Iniciativas promovem boas práticas e reforçam o compromisso regional com o desenvolvimento social e a economia solidária

Sérgio Faria
03/08/2025 09h03 - Atualizado há 6 horas
Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de VR promove intercâmbio com Maricá e Barra Mansa para
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

VOLTA REDONDA - Com foco em estratégias inovadoras de inclusão social e fortalecimento da economia local, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) de Volta Redonda promoveu um intercâmbio com as cidades de Maricá-RJ e Barra Mansa nesta semana. O objetivo das visitas foi de promover boas práticas e reforçar o compromisso regional com o desenvolvimento social e a economia solidária. 

A visita a Região Metropolitana do Rio de Janeiro teve o objetivo de conhecer de perto a experiência bem-sucedida da Moeda Social Mumbuca, política pública referência no combate à desigualdade e no estímulo à economia solidária. Reconhecida nacionalmente, a Mumbuca é uma moeda social que integra um programa permanente de transferência de renda. Atualmente, cerca de 90 mil moradores de Maricá são beneficiados com um crédito mensal de R$ 200,00, que só pode ser utilizado no comércio local — promovendo inclusão financeira, geração de renda e estímulo à economia do município.

A comitiva de Volta Redonda foi liderada pelo secretário municipal de Segurança Alimentar, Fábio Buchecha, acompanhado da subsecretária Wherica Teodoro e da assessora técnica Gisele Almeida. Durante a agenda, o grupo foi recebido pelo representante da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social de Maricá, Matheus Gaúcho, além da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, a diretora-secretária Camila Bandeira e a diretora-financeira Natália.

Durante o encontro, foram apresentados os principais pilares de funcionamento do programa, incluindo sua gestão tecnológica, o envolvimento comunitário e os resultados sociais alcançados. A equipe de Volta Redonda conheceu, em detalhes, como o modelo contribui para a autonomia dos beneficiários, o apoio à agricultura familiar e o fortalecimento de empreendimentos locais.

"A experiência de Maricá demonstra como é possível construir políticas públicas eficazes, que impactam diretamente a vida das pessoas. Voltamos com ideias inspiradoras, que podem ser adaptadas à realidade de Volta Redonda", afirmou o secretário Fábio Buchecha.

Banco de Alimentos de Volta Redonda recebe comitiva de Barra Mansa

Na última terça-feira (29), o Banco Municipal de Alimentos de Volta Redonda também foi destaque ao receber a visita institucional da secretária de Assistência Social de Barra Mansa, Joseane Ricarte, e do secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana. O grupo foi acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fábio Buchecha, e contou com o apoio do deputado estadual Munir Neto, que tem atuado fortemente na defesa de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao desenvolvimento regional.

O encontro teve como principal objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os municípios vizinhos, com foco em ações de combate ao desperdício de alimentos, promoção da sustentabilidade e ampliação do acesso à alimentação de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante a visita, os gestores puderam acompanhar de perto o funcionamento do Banco de Alimentos, que atua na captação, triagem e redistribuição de alimentos, além de desenvolver campanhas educativas, ações de conscientização e parcerias com agricultores e instituições sociais da região.

A iniciativa reforça a importância da integração entre municípios do Sul Fluminense e o papel do poder público no desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios sociais.

"A união entre municípios e o apoio de lideranças comprometidas, como o deputado estadual Munir, são fundamentais para ampliar o alcance das políticas públicas e construir um território mais justo e sustentável para todos", concluiu Buchecha.

 


Notícias Relacionadas »