Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para cursos gratuitos da construção civil para mulheres

Projeto Mulheres Mãos à Obra conta com vagas para quatro capacitações: Elétrica Predial, Pintura Predial, Solda com Eletrodos e Técnicas Básicas da Construção Civil

Sérgio Faria
08/08/2025 09h34 - Atualizado há 4 horas
Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para cursos gratuitos da construção civil para mulheres
Fotos de divulgação. Secom/PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), está com inscrições abertas, até o dia 28 de agosto, para os cursos gratuitos da construção civil oferecidos pelo projeto “Mulheres Mãos à Obra”. Estão disponíveis quatro qualificações: Pintura Predial, Eletricista Predial, Solda com Eletrodo Revestido e Oxicorte, além de Técnicas Básicas da Construção Civil.

“Esse projeto nasceu da coragem de um grupo de mulheres aqui do nosso município que quis quebrar barreiras e mostrar que lugar de mulher também é onde ela quiser. A construção civil também é um espaço para elas”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira (Avenida Pedro Lima Mendes, 495, bairro Aero Clube), onde acontecem os cursos. É preciso levar original e cópia da identidade, foto recente 3x4, comprovante de residência (conta de água ou luz no nome da candidata) que confirma ser moradora do município.

As vagas são para os cursos de Pintura Predial; Eletricista Predial, Solda com Eletrodo Revestido e Oxicorte; além de Técnicas Básicas da Construção Civil – que juntou as capacitações de Bombeira Hidráulica, Pedreira de Acabamento e Pedreira de Alvenaria – no qual a aluna irá aprender a fazer as instalações hidráulicas e sanitárias para deixar tudo pronto para o assentamento do piso posteriormente, uma vez que o pedreiro é o responsável por grande parte da obra.

O curso de Solda com Eletrodo Revestido e Oxicorte já tinha uma lista de espera para o segundo semestre devido à grande procura, mas ainda há vagas abertas. O responsável pela capacitação, o professor Hélio dos Santos, falou da procura pelas indústrias na região por soldadoras profissionais.

“Há uma demanda muito grande no mercado por profissionais de solda e as mulheres estão ganhando a concorrência, porque são muito detalhistas, caprichosas e buscam a perfeição nos trabalhos que realizam. As candidatas interessadas têm que se apressar para não perder essas oportunidades, são todos cursos de excelência, com qualidade comprovada. Basta nos procurar aqui no CQP”, alerta o professor.

Aulas começam em setembro

As aulas começam no dia 2 de setembro e irão até 16 de dezembro de 2025. A previsão é que a formatura das turmas do segundo semestre aconteça em 18 de dezembro, dois dias depois do encerramento das aulas.  Haverá turmas pela manhã (8h às 11h30), à tarde (13h às 17h30), e no período noturno (18hs às 21h30). A Prefeitura garante o transporte, lanche, a disponibilidade do material didático, cadernos, equipamento de proteção individual (EPI) para as candidatas inscritas nos cursos.

A carga horária para todos os cursos, que vão durar cerca de quatro meses, será de 287 horas/aulas.  No final, todas as alunas serão certificadas pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e estarão aptas para ingressar no mercado de trabalho profissional ou investir como empreendedoras, montando a própria micro ou pequena empresa para a prestação de serviços.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do CQP: (24) 3511-3587 e (24) 3511-3588, das 8h às 17h.

 


Notícias Relacionadas »