Jogos Estudantis de Volta Redonda batem novo recorde de participação, com 66 escolas inscritas

Mais de dez mil estudantes vão disputar o Jevre, que terá 31 modalidades, incluindo o inédito Paradesporto

Sérgio Faria
21/08/2025 15h15 - Atualizado há 6 horas
Jogos Estudantis de Volta Redonda batem novo recorde de participação, com 66 escolas inscritas
Fotos de divulgação. Secom/PMVR.

Os Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre), organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), têm novo recorde de participação, com 66 unidades escolares inscritas para a edição 2025. A edição deste ano vai reunir 31 instituições da rede municipal de ensino, 23 da rede particular e 12 colégios estaduais. Mais de 10 mil alunos vão participar da competição, que acontece entre os dias 5 de setembro e 31 de outubro. 

“Mais uma vez, o Jevre bateu recorde de participações. No ano passado, tivemos 64 escolas inscritas e, neste ano, 66, o que significa mais mil alunos competindo. A equipe da Smel está preparando uma grande festa do esporte, com organização, integração e inclusão, já que pela primeira vez teremos o Paradesporto nos jogos estudantis. Na última quarta-feira, (20), fizemos o segundo congresso técnico do Jevre, com representantes de parte das instituições inscritas para acertar detalhes da competição”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela.  

Os Jogos Estudantis são voltados para alunos com idades entre sete e 17 anos, que disputam 31 modalidades – Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Beach Tennis, Cabo de Guerra, Câmbio, Corrida Rústica, Futebol (Masculino), Futebol Society (Feminino), Futsal, Futvôlei, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Queimada, Skate Street, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Teqball, Mini Voleibol, Vôlei de Praia, Voleibol, Xadrez e X1 (duelo individual de Xadrez), além de Jiu-Jitsu e da Corrida Rústica (5 Km), que são outras novidades de 2025. 

O Jevre será disputado nos ginásios poliesportivos dos bairros Açude, Retiro, Siderlândia, Santa Cruz, Santo Agostinho, Três Poços, Vila Rica, São Geraldo  249, além da Arena Esportiva, na Voldac; Quadra de Skate, no Jardim Tiradentes; campos de Futebol do bairro Aero Clube; Arena 393 – Água Limpa; Clube dos Funcionários, na Vila Santa Cecília; Miniestádio e Parque Aquático Municipal, ambos na Ilha São João. 

Paradesporto, uma novidade  

A Smel incluiu quatro modalidades do Paradesporto nos Jogos Estudantis de Volta Redonda de 2025. A competição para pessoas com deficiência (PCDs) será disputada no Paratletismo e Paranatação para deficientes Intelectuais, Físicos e Visuais; e Parabadminton e Parataekwondo para deficientes Intelectuais e Visuais. 

“O Paradesporto no Jevre vem para firmar Volta Redonda como um município que promove a inclusão através do esporte. Há décadas promovemos a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), maior evento do tipo no país, que neste ano acontece no próximo fim de semana (29 a 31 de agosto). E achamos importante incluir modalidades adaptadas para PCDs no Jevre pelo número de estudantes que reúne”, disse o subsecretário da Smel, Daniel Ferreira. 

 


Notícias Relacionadas »