Abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda será nesta sexta-feira (5), no Ginásio da PET

Cerimônia terá o atleta de Teqball Léo Lindoso como convidado especial, além do tradicional desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da Pira Olímpica

Sérgio Faria
03/09/2025 13h28 - Atualizado há 7 horas
Abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda será nesta sexta-feira (5), no Ginásio da PET
Fotos de arquivo – Secom/PMVR.

Uma grande festa vai reunir parte dos mais de dez mil estudantes inscritos nos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2025, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), para marcar o início da competição. A cerimônia, no Ginásio da PET (Praça de Esportes Tabajaras) do Clube dos Funcionários, na Vila Santa Cecília, acontece nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 14h, e vai contar com a presença do atleta de Teqball Léo Lindoso. Os jogos serão disputados até 31 de outubro.  

Léo Lindoso, que é multicampeão da modalidade com dez conquistas no Campeonato Brasileiro e três vice-campeonatos internacionais (no Mundial, no Europeu e no World Séries), entre outros títulos, será o convidado especial da abertura do Jevre. A festa vai começar com a exibição de algumas modalidades esportivas presentes nos jogos, incluindo o Teqball – praticado com uma bola em uma mesa com a superfície levemente curvada para baixo, sendo os campos dos opositores separados por uma rede.  

Também haverá demonstração de Tênis de Quadra, Tênis de Mesa, Vôlei, Badminton, Basquete 3x3, Karatê, Taekwondo e Xadrez. Logo em seguida, começa o tradicional desfile das delegações, o juramento do atleta e o revezamento da tocha para acender a Pira Olímpica.  

“Será uma tarde para celebrar o esporte, a integração entre estudantes de Volta Redonda, além da inclusão, já que o Jevre, pela primeira vez, terá modalidades do Paradesporto”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, ressaltando que os jogos bateram novo recorde de participação – o que aumenta a responsabilidade da organização. “São muitas pessoas confiando no nosso trabalho, e vamos nos dedicar para garantir organização e segurança para as equipes durante os 56 dias de competição”, afirmou.  

O Jevre 2025 terá a participação de 66 unidades escolares, sendo 31 instituições da rede municipal de ensino, 23 da rede particular e 12 colégios estaduais. Os Jogos Estudantis são voltados para alunos com idades entre sete e 17 anos, que disputam 31 modalidades – Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Beach Tennis, Cabo de Guerra, Câmbio, Corrida Rústica, Futebol (Masculino), Futebol Society (Feminino), Futsal, Futvôlei, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Queimada, Skate Street, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Teqball, Mini Voleibol, Vôlei de Praia, Voleibol, Xadrez e X1 (duelo individual de Xadrez), além de Jiu-Jitsu e da Corrida Rústica (5 Km), que são novidades para este ano. 

Edição 2025 terá modalidades do Paradesporto  

A Smel incluiu quatro modalidades do Paradesporto nos Jogos Estudantis de Volta Redonda de 2025. A competição para pessoas com deficiência (PCDs) será disputada no Paratletismo e Paranatação para deficientes Intelectuais, Físicos e Visuais; e Parabadminton e Parataekwondo para deficientes Intelectuais e Visuais. 

 


Notícias Relacionadas »