A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Golpe, destinada a desarticular um esquema de fraudes em contratos de financiamento de veículos em bancos da região Sul Fluminense.
De acordo com as investigações, o grupo teria provocado prejuízo estimado em R$ 622 mil, ao falsificar informações em nove contratos de financiamento. Para viabilizar os golpes, os criminosos recorriam a “laranjas” e ao conhecimento técnico de uma ex-servidora do setor bancário, que auxiliava na validação dos dados adulterados.
A ação de hoje foi conduzida por policiais federais do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Volta Redonda. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de bens em endereços no município de Resende. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal.
Segundo a corporação, o esquema consistia na inclusão de dados falsos em contratos de financiamento, que posteriormente eram aceitos como regulares pelas instituições financeiras. Além de tentar recuperar o montante desviado, a operação busca coletar novas provas para identificar todos os participantes da organização criminosa.
Os investigados poderão responder por obtenção fraudulenta de financiamento e associação criminosa.