Prefeitura de Barra Mansa e Sebrae fazem primeira visita técnica à Rota da Fé

Em parceria com a consultoria do Sebrae, equipe de governança foi ao distrito de Nossa Senhora do Amparo

Sérgio Faria
04/09/2025 10h12 - Atualizado há 7 horas

Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso e cultural, a equipe de governança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e da Gerência de Turismo, realizou nesta quarta-feira (03), a primeira visita técnica da equipe de governança ao distrito de Nossa Senhora do Amparo. Em parceria com a consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), a iniciativa faz parte do projeto Rota da Fé, que visa conectar o município, juntamente com Quatis, ao Santuário Nacional de Aparecida-SP.

A visita começou com uma imersão na Igreja Nossa Senhora do Amparo, seguida por paradas estratégicas em pontos que integram o roteiro turístico, como padarias, cooperativas, empórios e lojas de artesanato. O dia foi encerrado com uma visita na Fazenda Santana do Turvo, um dos atrativos do local.
Segundo a gerente de Relações Empresariais e Turismo de Barra Mansa, Lenara Napoli, a visita técnica foi essencial para compreender as potencialidades e os ajustes necessários no roteiro. “Essa vivência no território é fundamental para garantirmos uma experiência mais rica para os visitantes. Além disso, ouvir os empreendedores locais e observar a estrutura de atendimento nos permite pensar em melhorias reais e integradas com a comunidade”, destacou.
A ação faz parte de uma série de visitas técnicas que estão sendo realizadas nos municípios que integram a Rota da Fé. Após Amparo, a programação segue na próxima semana com visitas à cidade de Quatis e ao distrito de Floriano (Barra Mansa), fortalecendo a integração regional do turismo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar Carvalho, a iniciativa tem papel estratégico no desenvolvimento sustentável da região. “O turismo, especialmente o religioso e cultural, é uma oportunidade de geração de renda, fortalecimento da identidade local e estímulo ao empreendedorismo. A parceria com o Sebrae e o envolvimento da comunidade são pilares para transformar essa rota em um verdadeiro motor de desenvolvimento”, destacou o secretário.
A Rota da Fé é um projeto que une fé, cultura, gastronomia e história, promovendo o desenvolvimento regional por meio do turismo sustentável. O caminho alternativo é seguro para os peregrinos, resgatando as tradições religiosas da região. O roteiro contempla a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo (Barra Mansa), a Igreja Nossa Senhora do Rosário (Quatis) e o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus (Floriano, Barra Mansa).


Notícias Relacionadas »