Atleta campeão de Teqball participa da abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda

Leo Lindoso fez apresentação especial para o ginásio lotado com parte dos dez mil estudantes que vão participar do Jevre 2025

Sérgio Faria
05/09/2025 18h18 - Atualizado há 3 horas
Atleta campeão de Teqball participa da abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

As arquibancadas do Ginásio da PET (Praça de Esportes Tabajaras) do Clube dos Funcionários, na Vila Santa Cecília, ficaram lotadas para a abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2025, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A cerimônia, na tarde desta sexta-feira, dia 5, reuniu parte dos dez mil estudantes, representantes das 69 unidades escolares inscritas para a competição. No rosto dos alunos um misto de alegria e ansiedade pelo início dos jogos, que vão até o dia 31 de outubro.

Pedro Arthur, de 13 anos, estuda na Escola Municipal Professora Helena Estefani, no Água Limpa, e vai competir pela terceira vez nos Jogos Estudantis. "A ansiedade é a mesma da primeira vez. Jogo Futsal e não vejo a hora de começar as partidas", disse.

Já a aluna Jade de Albuquerque Beloni, de 12 anos, do Colégio Batista Brasil, vai competir pela primeira vez na modalidade skate. "Também estou ansiosa para o início dos jogos. Vou torcer muito pela minha escola", falou, contando que participou do vídeo que a Smel fez para divulgar o Jevre.

A festa começou com confraternização entre os alunos e práticas esportivas na quadra do ginásio, seguida do tradicional desfile das delegações, ao som dos DJs Raí e Renato Borges. E, logo em seguida, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, foi a primeira a dar boas-vindas aos alunos/atletas.

Rose deu boas-vindas aos estudantes e fez questão de agradecer às secretarias municipais e à Secretaria de Estado de Esporte, que apoiam a realização dos jogos; à equipe da Smel; ao Clube dos Funcionários, que nos recebeu; e aos profissionais de Educação Física e diretores das unidades escolares que incentivam a prática do esporte.  

“Que energia e alegria ter todos estes alunos participando com a gente. Teremos 56 dias de competições e que todos sejam de sorrisos e vitórias. Viva o esporte!”, falou a secretária, contando a novidade do Jevre em 2025. “Apresento no telão o mascote dos Jogos Estudantis de Volta Redonda. É uma capivara muito animada e charmosa. E o nome dela será escolhido por votação. Daqui alguns dias, vamos divulgar nas redes sociais da Smel e da Prefeitura de Volta Redonda como vocês poderão participar”. 

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, mandou um recado para os estudantes. “Desejo sorte a todos vocês. Tenho certeza que, mais que medalhas, o Jevre vai proporcionar confraternização, novos amigos e muito aprendizado. Aproveitem esses quase dois meses de competição, brinquem muito, criem as melhores memórias da vida escolar de vocês”.

Também prestigiaram a abertura do Jevre os secretários municipais de Educação, Osvaldir Denadai; de Cultura, Anderson de Souza; de Fazenda, Vinícius Arbach; o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Caio Teixeira; o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), Leonardo Ghirlinzone; o chefe de Gabinete do deputado estadual Munir Neto, Israel Carlos; o presidente da Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR), Cláudio Boher; o coordenador do curso de Educação Física do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Sílvio Vilela, que representou o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado; o presidente do Clube dos Funcionários, Alex Ribeiro; entre outras autoridades.

Essa edição do Jevre será disputada nas modalidades futebol, futsal, handebol, futevôlei, vôlei de quadra, vôlei de praia, basquetebol, 3x3, queimada, beach tennis, tênis de quadra, tênis de mesa, minivôlei, natação, câmbio, cabo de guerra, badminton, skate, xadrez, taekwondo, teqball, karatê, judô, ginásticas, x1, atletismo; e pela primeira vez nos jogos estudantis: corrida rústica 5km, society feminino, jiu-jitsu; e os paradesportos: paratletismo, parabadminton, parataekwondo e paranatação.

Os Jogos Estudantis de Volta Redonda são voltados para escolas públicas e privadas do município, para alunos de 6 aos 17anos e têm como objetivo realizar uma competição esportiva de caráter participativo e inclusivo. Serão 56 dias de competições, com milhares de eventos entre jogos, provas, combates e apresentações. 

Léo Lindoso também foi convidado para acender a Pira Olímpica

Diante de um público animado, o atleta campeão de Teqball, Léo Lindoso, convidado especial desta edição dos jogos, fez sua apresentação. Ele é atleta da Seleção Brasileira de Teqball, três vezes vice-campeão mundial, três vezes campeão do USA Tour e 18 vezes campeão brasileiro.

“É uma honra participar desse evento. Obrigado à secretária Rose, ao subsecretário da Smel, Daniel, e ao prefeito Neto pelo convite. Fico muito feliz de ver esse ginásio lotado de jovens dedicados ao esporte. O esporte salva vidas e forma cidadãos”, falou Léo Lindoso. 

E para completar duas duplas para a exibição na abertura do Jevre, ele convidou os também campeões da modalidade: Vitória, duas vezes campeã brasileira de Teqball; Pedrinho, campeão brasileiro de Teqball; e Panxo, atleta da Seleção Equatoriana de Teqball, campeão equatoriano, quarto lugar no Teqbal Tour Brasil, e nono lugar no Mundial de Teqball 2024. E depois da partida entre os profissionais, estudantes que estavam na plateia foram convidados a jogar com eles. 

Após as partidas de Teqball, Léo Lindoso acompanhou o revezamento do Fogo Olímpico. Marina Maciel Cardoso, do Colégio Interativo; Ana Luisa Viera Felipe dos Reis, da Escola Municipal José Campos Costa; Nathan Damasceno Vitor, da Escola Municipal Wandir de Carvalho; Samuel Delesposti Costa, do Colégio Nossa Senhora do Rosário; Eduardo Basílio, da Escola Firjan Sesi; e Misael Aniceto da Silva, do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, conduziram o fogo até que chegasse às mãos de Léo Lindoso, que acendeu a Pira Olímpica, marcando a abertura oficial do Jevre 2025.

 


Notícias Relacionadas »