A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está com inscrições abertas para a Chamada Escolar 2026 até o próximo dia 30 de setembro (terça-feira). As vagas disponíveis para educação infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) podem ser acessadas pelo link vr.rj.gov.br/chamadaescolar. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela Internet.
Na educação infantil, para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2022 e 30/11/2025. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 31/3/2022. Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. O documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam, é o número do NIS (Número de Identificação Social).
A chefe da Seção de Educação Infantil da SME, Isis Carvalho Alves, avisou que as grávidas podem pleitear uma vaga para berçário, desde que o bebê vá nascer até o dia 30 de novembro. Ela também aconselhou os responsáveis para que, ao acessarem o site, estejam com os documentos necessários para inscrição em mãos.
“É importante também que fiquem atentos aos critérios para classificação”, ressaltou.
Entre os critérios para classificação estão ser morador de Volta Redonda; estar inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; a idade (o mais velho tem prioridade); e a renda familiar. Ainda conforme a legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.
Para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, há vagas da alfabetização ao 9º ano do ensino fundamental para alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2011. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos com idade entre 15 e 17 anos. Os documentos necessários são a original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato, e comprovante de residência.
A coordenadora da EJA em Volta Redonda, Edilene Mara, ressaltou que, caso o candidato não possua histórico escolar, ele passa por processo de classificação na unidade que for cursar o EJA ou a escola pode ajudar com a regularização dessa documentação.
“O EJA é voltado para quem não concluiu os estudos ou nunca estudou. Não percam a oportunidade”, pediu.
Secretaria de Educação tem pontos de apoio para fazer a inscrição
O secretário de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, reforçou que a inscrição para a Chamada Escolar 2026 deve ser feita pelo site vr.rj.gov.br/chamadaescolar.
“É importante o preenchimento correto dos dados para garantir a participação no processo de seleção. Para os candidatos que têm dificuldade de acessar à Internet, disponibilizamos unidades da rede municipal como pontos de apoio para efetuar o cadastro”, avisou.
Os interessados podem procurar o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Mário de Jesus Palheta Nunes, no bairro Vale Verde; a Escola Municipal (E.M.) Amaral Peixoto e a E.M. Pará, ambas no Retiro; a E.M. Dom Waldir Calheiros Novaes, no Roma; a E.M. Graciema Coura, no Três Poços; a E.M. Jesus Menino, no Belmonte; a E.M. Maria José C. Costa, atendendo Santo Agostinho e Volta Grande; a E.M. Paulo VI, no Açude; a E.M. José Juarez Antunes, no São Luiz; a E.M. Profª. Antonietta Motta Bastos, no Conforto; e o Colégio Profª. Delce Horta Delgado, no Aterrado.