A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, realiza nesta semana uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Pulmão, celebrado em 25 de setembro. A iniciativa, que vai até sexta-feira (26), une também o Dia de Conscientização e Combate à Fibrose Cística, lembrado em 5 de setembro, reforçando a importância do cuidado com a saúde respiratória.
Segundo o coordenador da Policlínica, Milton Alves de Faria, o objetivo é orientar e conscientizar a população sobre como prevenir e identificar doenças pulmonares. “Estamos promovendo uma campanha educativa, com exposição de materiais informativos e orientações nas salas de espera. Queremos chamar atenção para a necessidade de cuidar dos pulmões”, destacou.
Durante toda a semana, os pacientes que passam pelos diversos ambulatórios da unidade recebem informações sobre prevenção, diagnóstico e cuidados relacionados à saúde pulmonar. O público é orientado sobre os riscos do tabagismo, incluindo o uso do cigarro eletrônico (vape), a importância da prática regular de atividade física, além de informações sobre vacinas disponíveis para prevenção de doenças respiratórias.
A médica-pneumologista Bárbara Bracarense, que atende na policlínica, reforça que a principal medida de proteção é evitar o tabaco. “A orientação mais importante é cessar o tabagismo. Além disso, manter atividade física regular, evitar exposição à poluição e à fumaça, realizar fisioterapia respiratória quando necessário e manter alimentação e hidratação adequadas são medidas fundamentais para a saúde do pulmão”, explicou.
A campanha também chama a atenção para a necessidade de manter ambientes limpos e arejados, livres de poeira e poluentes, além de valorizar a vacinação como forma de prevenir doenças pulmonares.
“Os pulmões desempenham uma função vital de troca gasosa, essencial para a oxigenação do sangue e eliminação do dióxido de carbono (CO2). Cuidar da saúde respiratória é garantir o bom funcionamento de todo o organismo”, completou Bárbara.